ESP/CE e SDA iniciam rodas de conversa digitais sobre Covid-19 no semiárido

4 de junho de 2020 - 12:37 # # # # # # # # #

Repórter: Jackson de Moura | Arte: Ascom/SDA

Começa nesta quinta-feira, 4, uma série de rodas de conversa sobre a pandemia do novo coronavírus e aspectos ligados a comunidades rurais. A iniciativa faz parte do projeto Projeto Paulo Freire + Saúde em Rodas de Conversa, uma parceria da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

A proposta é promover espaços de trocas de saberes populares e científicos, aproximando de forma contextualizada temas relacionados às linhas de atuação do Projeto Paulo Freire, executado pela SDA, e a Covid-19, especialmente para público beneficiário do PPF.

Com este objetivo, a primeira roda de conversa abordará o tema “Povos do Semiárido em Tempos de Covid-19”. Sobre o assunto, dialogam a infectologista e professora da Universidade Federal do Ceará, Terezinha do Menino Jesus, a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz Ceará, Vanira Matos; e Cleide Fernandes, agente comunitária de Saúde na comunidade rural de Bananeira, em Aiuaba. A mediação da conversa será feita por Rocicleide Silva, da coordenação técnica do PPF.

A transmissão começará às 15h, na página do Facebook da SDA.

 

RODAS DE CONVERSA DIGITAIS

O “Projeto Paulo Freire + Saúde em Rodas de Conversa (digitais)” será realizado semanalmente para dialogar sobre aspectos da pandemia e o impacto na vida dos povos do campo. “Vamos discutir e levar informações sobre diversos temas relacionados à Covid-19 para as comunidades rurais”, explica a colaboradora da ESP/CE na iniciativa, Ana Luísa Melo. Temas como gênero, juventude, segurança alimentar e nutricional, e saúde mental serão abordados a partir do contexto das famílias do Projeto Paulo Freire.

A ação, parceria da ESP/CE e SDA, conta com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

PPF

O Projeto Paulo Freire tem como meta reduzir a pobreza e elevar o padrão de vida de agricultores familiares em condições de extrema pobreza e pobreza em comunidades rurais cearenses com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, através do desenvolvimento do capital social e humano e da produção sustentável para aumento da renda a partir de fontes agrícolas e não agrícolas com foco prioritário nos jovens, mulheres e povos tradicionais.

A área de atuação abrange municípios das regiões Cariri, Sertão dos Inhamuns, Sertão dos Crateús, Sertão de Sobral, Serra da Ibiapaba e Litoral Oeste/Vales do Curu-Aracatiaçu.