Ceará inicia trabalhos para chamada da 7ª edição do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS)

3 de junho de 2020 - 18:11 # # #

Repórter: Daniel Araújo Arte Gráfica: Júlio Lopes

A conquista da redução nas desigualdades sociais na saúde passa pelo apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico enquanto competências do Sistema Único de Saúde (SUS). Partindo desses princípios, a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), representada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), iniciaram os trabalhos para o lançamento da 7ª edição do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS).

A ideia é que no início do segundo semestre de 2020 seja lançada uma nova chamada pública para a submissão de projetos de pesquisa considerados prioritários para o SUS no Ceará. Em breve, será disponibilizado um link onde a comunidade científica (pesquisadores e doutores) poderão sugerir linhas de pesquisa com base nos principais problemas de saúde elencados pelos profissionais de saúde das redes estadual, municipal, pesquisadores e pelo Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau).

De acordo com Alice Pequeno, assessora técnica da ESP/CE, o levantamento desses dados em todo o estado iniciará na próxima semana e será seguido da sua consolidação e organização das informações em diferentes eixos temáticos. “A partir disso, vamos abrir para consulta pública à comunidade acadêmica para que os doutores e pesquisadores, que é quem vão poder fazer a submissão dos projetos de pesquisa, indiquem as linhas de pesquisa”, adianta.

Definidas essas diretrizes, elas serão organizadas em função das linhas de cuidado que estão atualmente contempladas pelo Plano de Governo e o Plano Estadual de Saúde. “Finalizada essa organização, disponibilizaremos o edital e o lançamento da chamada pública”, reforça Alice Pequeno.

O PPSUS

Estruturado a partir de 2002 a partir do contexto brasileiro e suas marcantes desigualdades socioeconômicas, ambientais, geográficas e culturais, o Programa Pesquisa para o SUS-PPSUS trata-se de importante estratégia de fomento descentralizado para promover pesquisas em cada unidade federativa que priorizem o enfrentamento e resolução dos problemas de saúde locorregionais.

O processo de construção do programa ocorre por meio de gestão colegiada, formada também pelo Ministério da Saúde, por meio do seu Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).