Sesa altera funcionamento de OPM, APLV e Serviço de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada

25 de março de 2020 - 17:21 #

Assessoria de Comunicação da Sesa Repórter: Débora Morais

Atendendo a medidas de enfrentamento ao coronavírus, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) modificou o atendimento do plano de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares (OPM), além de atividades do programa Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) e do Serviço de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada.

Está temporariamente suspensa a entrega de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. A equipe da Célula de Atenção à Pessoa com Deficiência e Concessão de Benefícios realizará contato telefônico quando o atendimento retornar à normalidade.

Também serão adiadas consultas de retorno agendadas para pacientes já em acompanhamento pelo programa APLV. A equipe responsável pelo serviço realizará contato telefônico para realizar os novos agendamentos quando o atendimento for retomado.

O programa Alergia à Proteína do Leite de Vaca, no entanto, segue com a entrega da fórmula infantil e mantém o primeiro atendimento de pacientes e a assistência em casos de intercorrências (reações à fórmula) de pessoas já acompanhadas. Aqueles que são atendidos em outros centros de referência do projeto, como Nami e Hospital Albert Sabin, devem informar-se sobre a organização do serviço junto às instituições.

Já o Serviço de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada irá suspender temporariamente as consultas de retorno agendadas para pacientes já em acompanhamento. As demais atividades estão mantidas, como a entrega de bolsas já programadas, as consultas para cadastro e entrega de bolsas de casos novos, além do atendimento das intercorrências relacionadas ao estoma (dermatite e problemas com a bolsa).

A Sesa destaca que as medidas têm como objetivo resguardar usuários dos serviços que, em sua maioria, representam grupo de risco no que diz respeito à transmissão da Covid-19.

Acesse o documento na integra