40 experiências exitosas são apresentadas nas atividades de encerramento da RIS-ESP/CE

21 de fevereiro de 2020 - 15:49 # # #

Repórter: Jackson de Moura Fotos: Deborah Muniz

Atividades inovadoras e que trouxeram impactos positivos nos serviços de saúde prestados à comunidade. O encerramento das atividades da Turma V do Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) nesta sexta-feira, 21, foi marcado pela mostra de 40 experiências exitosas desenvolvidas na formação ao longo dos últimos dois anos.

A enfermeira Vanyelle Feitosa finalizou a residência em Saúde Coletiva no município de Quixeramobim, no Sertão Central. O trabalho dela, desenvolvido em parceria com outros colegas do programa, evidenciou a importância de qualificar equipes de agentes comunitários de saúde quanto ao cadastro individual e domiciliar de pacientes no E-SUS, sistema de informações da atenção primária à saúde.

Para ela, o diferencial da formação, evidenciados por atividades como esta, é um divisor de águas no exercício da profissão. “Eu já tinha uma vivência na assistência à saúde, mas a residência foi uma transformação. Vi que além de prestar a assistência, é preciso planejá-la, monitorar dados para entender se as medidas vão ter um impacto esperado na comunidade”, destaca.

As 5 mil e 760 horas finalizadas na residência em Neonatologia no Hospital César Cals, em Fortaleza, fez da fisioterapeuta Karolyna Vitoriano conquistar um diferencial na carreira. “Eu já tenho pós-graduação, mas você participar de uma teoria e logo partir para a prática me trouxe muito conhecimento”, afirma. O projeto desenvolvido pela profissional e equipe composta por enfermeiros e psicólogos na unidade trabalhou com o protagonismo materno na unidade. A atividade fez o primeiro registro fotográfico das crianças prematuras, fortalecendo o vínculo e o emocional da família que vivencia a situação de internamento.

Desde quinta-feira, 20, 292 residentes dos componentes comunitário e hospitalar dos 11 programas da RIS-ESP/CE, além de gestores da rede de saúde do estado, tutores e colaboradores da iniciativa participam da programação de encerramento da formação dos profissionais de saúde residentes, que tiveram ciclo formativo iniciado em março de 2017.

Também fez parte das atividades uma avaliação do programa realizada por um GT formado por um corpo de residentes, tutores, coordenadores de pesquisa da RIS-ESP/CE.