Residência Multiprofissional da ESP/CE forma novos 292 profissionais no estado do Ceará

20 de fevereiro de 2020 - 15:36 # # #

Repórter: Daniel Araújo Fotos: Deborah Muniz

Foi com os olhos marejados e a voz embargada pela emoção de concluir uma formação como residente multiprofissional em saúde, que Delany Fiúza falou aos colegas de turma: “A residência é uma potência da politica de educação permanente porque ela é capaz de transformar a realidade em serviço”. Ela foi umas dos 292 profissionais que concluíram nesta quinta-feira, 20, as atividades da Turma V do Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

A cerimônia de encerramento da presente turma reuniu o corpo de residentes dos componentes comunitário e hospitalar dos 11 programas da RIS-ESP/CE, além de gestores da rede de saúde do estado, tutores e colaboradores da iniciativa. O superintendente da ESP/CE, Dr. Marcelo Alcantara, ressaltou a vocação transformadora que cada um dos profissionais, agora especializados em suas áreas profissionais, podem fazer no sistema de saúde do país. “São vocês que vão levar o Sistema Único de Saúde à cumprir sua missão que é ser o sistema de saúde que abriga todos nós”, reforçou.

Lançada em 2013, a RIS-ESP/CE se tornou um avançado projeto de regionalização e ampliação da educação permanente e interprofissional no Ceará. Esse é um movimento que tem se fortalecido mais em 2020, seja pela recente expansão com novas 70 vagas garantidas para o programa via Ministério da Saúde, ou pelo seu reconhecimento junto ao Ministério da Educação na modalidade de residência.

Falando diretamente aos novos profissionais presentes, a diretora de pós-graduação em saúde da ESP/CE, Olívia Bessa, reiterou a importância do compromisso de cada um tem com o sistema de saúde nesse momento. “Vocês estão em um processo de aprendizado que sabemos que não finda aqui. Sempre considerem a possibilidade de uma educação permanente para vocês continuarem transformando os ambientes onde vocês estiverem”, orientou.

A turma V iniciou seu ciclo formativo ainda em março de 2017. As atividades desenvolvidas pelos residentes nesse período foram pautadas em princípios essenciais do SUS como a universalidade, a integralidade e a equidade. Parte desse trabalho foi analisado a partir de uma avaliação do programa realizada por um GT formado por um corpo de residentes, tutores, coordenadores de pesquisa da RIS-ESP/CE. Os resultados foram partilhados na manhã desta quinta, 20, na primeira parte da cerimônia de encerramento.

Mostra de Impactos

No período da tarde, a agenda das atividades dos concludentes teve seguimento com a Mostra de Experiências Exitosas da RIS-ESP/CE. Na ocasião, os residentes dos componentes comunitário e hospitalar da turma V realizaram exposição de trabalhos no formato banner.

A mostra é mais um importante momento que objetiva a socialização das produções e inovações implantadas e implementadas pelos coletivos de profissionais de saúde-residentes e preceptores da residência multiprofissional.

As apresentações seguem nesta sexta-feira, 21, a partir das 08 horas e se estendem até as 12 horas com a cerimônia de encerramento e a apresentação das vivências nos cenários de atuação da turma concludente.

OUÇA

Suzyane Cortês Barcelos, Coordenadora Geral da Residência Multiprofissional em Saúde, fala sobre o impacto positivo da vivência e formação do programa na vida e careira profissional dos formandos.

Representando o Corpo docente da Residência Multiprofissional em Saúde, Jamisse Araújo fala sobre os resultados que o programa traz para os seus cenários de prática.

Serviço
Cerimônia de Encerramento da Turma V do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde
Quando: 20 e 21 de fevereiro
Horário: 08 horas às 12 horas
Local: Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles.