Estudante da ESP/CE se destaca com marchinha que alerta sobre a violência contra a mulher

20 de fevereiro de 2020 - 15:41 # # # #

Repórter: Jackson de Moura

Foto: Arquivo pessoal/Thiago Matini

“Não é não” é uma das frases mais lembradas de campanhas de carnaval nos últimos anos. Para chamar a atenção de foliãs e foliões sobre a importância de manter a festa livre de assédio e violência, a cantora, assistente social e estudante da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), Jord Guedes, compôs uma música que conscientiza sobre a Lei Maria da Penha e o respeito às mulheres.

“Pesou o clima numa discussão / Vem e te xinga com um palavrão / Te segura, te chacoalha, te empurra / Fique ligada, isso é agressão / Não confunda chamego e carinho / Com ciumeira e possessão / Se te agride, cê já sabe a senha / Acione a Maria da Penha”, alerta o refrão da marchinha “Não perca o ritmo, acerte o passo”.

A artista cursa a especialização em Estratégias de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, da ESP/CE, por conta da atuação como assistente social do Juizado da Mulher de Fortaleza. Para ela, a formação também tem auxiliado em seu trabalho autoral. “O curso está contribuindo muito para o meu fazer profissional como assistente social e certamente influi na minha música. Tudo para mim se retroalimenta. Eu levo a minha música para o meu trabalho e o que estudo me influencia como cantora e compositora”, frisa.

A marchinha, assinada por Jord Guedes em parceria com Paula Bessa e Mona Mendes, venceu o 12º Festival Benfolia, ocorrido em 13 de fevereiro. Os versos ganharam as ruas e entraram também para o repertório do bloco Hospício Cultural, no polo carnavalesco do bairro Benfica, que ocorre em Fortaleza, no próximo domingo, 23.

OUÇA UM TRECHO DE “NÃO PERCA O RITMO, ACERTE O PASSO”

TRAJETÓRIA

A relação de Jord, já conhecida no cenário artístico local, com a música, vem desde criança, mas as temáticas feministas em seu repertório vieram com o tempo. Parte de suas composições é marcada por contar histórias de mulheres fortes e batalhadoras, uma influência também do seu exercício profissional.

Ela canta profissionalmente desde 2005 e há nove anos atua como assistente social do Juizado da Mulher de Fortaleza, onde leva a música para rodas de conversa e mediação de processos de comunicação com mulheres vítimas de violência.

A marchinha também fez parte da campanha do Juizado para conscientizar a população sobre a violência contra a mulher no período festivo.

ESPECIALIZAÇÃO

Lançado em agosto de 2019, o curso de Especialização em Estratégias de Enfrentamento à Violência contra a Mulher é ofertado pela Diretoria de Pós-Graduação em Saúde por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig), da ESP/CE.

A formação é destinada à qualificação de profissionais de nível superior que atuam no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), Educação, Segurança/Justiça e Assistência Social nas esferas estadual ou municipal, a fim de melhorar os serviços com acolhimento, atendimento e encaminhamento adequado das demandas das mulheres em situação de violência.

A primeira turma, composta por profissionais como enfermeiros, psicólogos, advogados e assistente social, conclui a formação em outubro de 2020. Um novo edital para a especialização tem previsão de ser lançado ainda este ano.