ESP/CE sedia primeira Reunião da Rede de Controle Social em 2020

19 de fevereiro de 2020 - 14:12 # # #

Repórter: Daniel Araújo | Fotos: Deborah Muniz

A melhoria da qualidade do serviço público prestado à população cearense e o alcance de resultados positivos para o ano de 2020. Foi com esse objetivo que a Coordenadoria de Ouvidora da Controladoria Geral do Estado (CGE) realizou nesta quarta feira a I Reunião da Rede de Controle Social. O evento, ocorreu na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) e reuniu servidores e profissionais do estado.

O evento buscou, portanto, integrar e aperfeiçoar os serviços ofertados pelas Ouvidorias do Governo do Estado do Ceará e dos Serviços de Informação ao Cidadão do Estado. A agenda de atividades do encontro incluiu uma discussão sobre o compartilhamento das metas para 2020 com toda a rede, a qualidade das manifestações e das respostas disponibilizadas aos usuários dos sistemas das ouvidorias do governo.

Para Marconi Lemos, Secretário-Executivo da CGE, a ideia é que esse momento colabore para a discussão sobre como o governo tem respondido às demandas trazidas pela sociedade. “A nossa intenção é discutir a qualidade das respostas dada ao cidadão, a questão da resolubilidade, que é um dos indiciadores que a gente tem da qualidade do trabalho dos ouvidores e do quão eles conseguem dar resolutividade às demandas da sociedade”, afirma.

De acordo com o gestor, o processo de transparência nos processos relacionados aos consórcios públicos do estado é um bom exemplo desse processo buscado e executado pela rede de ouvidorias do estado. “No momento em que nós disponibilizamos para o cidadão o que está sendo feito e como está sendo feito ele tem muito mais condições e material para se posicionar e dar sugestões e reclamações em relação ao serviço que está sendo oferecido”, reforça.

Homenagens

Além do ciclo de exposições e debates, a I Reunião da Rede de controle Social trouxe um momento de homenagens. Na ocasião, a Ouvidoria da ESP/CE entregou uma placa para Ana Lúcia Xenofonte, supervisora da Secretaria Escolar, e a Jadson Franco, supervisor do Centro de Investigação Científica (Cenic).

De acordo com a ouvidora da ESP/CE, Maria Elci Moreira Galvão, essa foi uma forma de reconhecimento pela atenção desses profissionais e suas respectivas áreas no atendimento rápido, pontual e preciso às demandas solicitadas pela ouvidoria da instituição.

Política de Ouvidoria

A Política de Ouvidoria do Ceará visa fomentar a participação da sociedade e o exercício do controle social, assegurando o direito à cidadania e à transparência dos serviços prestados pelo Poder Executivo Estadual, com atuação ética, equânime e isenta, por meio da escuta imparcial das partes envolvidas, preservando o direito de livre expressão cidadão.

A Ouvidoria da ESP/CE, por exemplo, realiza atendimentos presenciais por meio da sua Central de Atendimento ou do seu Sistema de Ouvidora (SOU). Quem desejar entrar em contato com o setor na ESP/CE pode fazê-lo pelo telefone (85) 3101-1428, pelos e-mails: elci.galvao@esp.ce.gov.br ou pelo SOU (no link: http://sou.cge.ce.gov.br/inicialPublico.seam ).