Em cerimônia marcada por emoção, Residência Médica da ESP/CE forma nova turma

17 de fevereiro de 2020 - 14:41 # # #

Repórter: Daniel Araújo Fotos: Deborah Muniz

Em março de 2018, o residente emergencista Victor de Almeida realizou um atendimento que mudaria para sempre sua vida profissional. “Havia pensado em desistir da residência algumas vezes”, recorda. Mas durante um procedimento exitoso, realizado por ele e seus companheiros que resultou no salvamento da vida de um paciente em estado crítico, Victor entendeu que precisava continuar. E na última sexta-feira, 14, ele foi um dos 32 médicos especialistas que concluíram mais uma turma do Programa de Residência Médica em Rede da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

O superintendente da ESP/CE, Dr. Marcelo Alcantara, saudou os formandos e reforçou o compromisso de expandir e fortalecer o programa na instituição. “Agora, inicia-se um novo desafio, que é inserir na prática e no exercício profissional de cada um de vocês todo o conhecimento trabalhado ao longo da residência”, destacou. Atualmente, as Residências em Saúde da ESP/CE contam com um total de 2014 profissionais residentes formados entre o período de 2015 a 2019. Desses, 1.149 são egressos da Residência Médica.

Esse compromisso assumido dois anos atrás e que se renova a partir desse momento da conclusão de um ciclo foi assegurado por Leilah de Alencar. Para ela, agora especialista em Medicina da Família e Comunidade, a residência significou um grande aprendizado. “Pude evoluir muito tanto em experiências pessoais quanto profissionais. Somos parte de um projeto comum, capazes de coisas grandiosas”, refletiu.

Como residente egressa do Programa de Residência Médica da ESP/CE, Leilah é, portanto, parte de um processo inovador cuja finalidade é a formação de profissionais de visão integrada na sociedade e nos sistemas de saúde onde atuam. O coletivo de residentes formados foi composto pro profissionais nas especialidades de Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia, Psiquiatria, Medicina da Família e Comunidade, Medicina de Emergência e Cirurgia Geral.

A Diretora de Pós-Graduação em Saúde, Olívia Bessa, também saudou os concludentes pela conquista da formação. “A gente espera muito que vocês levem para a vida profissional os elementos que foram trabalhados na residência. Não só na dimensão técnica e científica mas também outras dimensões do nosso processo de trabalho como a colaboração, a solidariedade, a generosidade e o afeto de quem faz o que gosta”, finalizou.

Atualmente, o trabalho desenvolvido pelas Residências em Saúde da ESP/CE tem se fortalecido também a partir de dois programas estruturantes. São eles: o Programa de Valorização da Supervisão das Residências em Saúde e o Programa de Interiorização e Expansão das Residências. A ideia é que os profissionais acompanhados pela escola possam prestar uma assistência de qualidade utilizando-se das suas habilidades na percepção das necessidades dos pacientes de forma integral e resolutiva.

A solenidade de formatura da turma da Residência Médica contou a participação dos familiares, amigos e supervisores dos residentes. A mesa de abertura da cerimônia foi composta pelo superintendente, Marcelo Alcantara, pela Diretora de Pós-Graduação em Saúde, Olívia Bessa, pela Supervisora do Programa de Ginecologia e Obstetrícia da ESP/CE, Sílvia de Melo Cunha, e pela supervisora do Centro de Residências em Saúde da ESP/CE, Alcileia Leite de Carvalho.