Programa de Residência em Saúde da ESP/CE cria novas 92 vagas no Ceará

13 de fevereiro de 2020 - 16:59 # # #

A Diretoria de Pós-Graduação em Saúde (Dipsa) e o Centro de Residências em Saúde (Ceres) da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) iniciarão um importante processo de expansão e valorização das suas atividades em 2020. Ao todo, novas 92 vagas deverão ser criadas e ampliadas dentro dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional.

A expansão faz parte do conjunto de ações do Projeto de Ampliação e Regionalização dos Programas de Residência. Inserido nas ações de pós-graduação em saúde da ESP/CE, o programa tem como objetivo principal a ampliação e regionalização das vagas dos programas de residência em saúde no Estado.

A perspectiva é qualificar a formação da força de trabalho buscando a melhoria nos serviços de saúde à população cearense. O total de novas bolsas e vagas adquiridas pelos programas foram concedidas através de apoio e financiamento do Ministério da Saúde, do Governo do Estado do Ceará e da Comissão Nacional de Residência Médica e Multiprofissional.

Por meio da Portaria 10 do dia 11 de fevereiro, a ESP/CE obteve aprovação para abertura de novas 70 bolsas vinculadas ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Já a partir da portaria 3 de fevereiro de 2020, foi aprovado de 22 vagas para a Residência Médica nos programas de Medicina de Emergência, Neonatologia, Ginecologia e Obstetrícia, e Administração em Saúde.

De acordo com Bárbarah Rebouças, assessora da Diretoria de Pós-Graduação em Saúde (Dipsa-ESP/CE), esse é um processo que impacta positivamente a partir da qualificação dos cenários de prática da Residência Médica. “Iremos contar com um número maior de residentes atuando e fortaleceremos a Rede Estadual de Saúde já que essas vagas têm também uma perspectiva de interiorização”, afirma.

Atualmente, as Residências em Saúde da ESP/CE contam com um total de 2014 profissionais residentes formados entre o período de 2015 a 2019. Desse quantitativo, 1.149 são egressos da Residência Médica e 865 egressos da Residência Multiprofissional.

Residências em Saúde

As residências em saúde constituem uma modalidade de ensino de Pós-graduação lato senso (especialização), que busca promover a educação em saúde e a formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A Residência Médica (RM) foi instituída por Decreto Federal Nº 80.281, de setembro de 1977. Desse período até então, vem ocorrendo várias modificações inerentes às normas e aos processos pedagógicos, que regulamentam a Residência Médica e todo esse percurso fez com que, atualmente, essa fosse reconhecida como a melhor forma de educação médica.

Já a Residência Multiprofissional possui caráter interfederativo, interinstitucional, interprofissional, intersetorial e interiorizado. Foi criada a partir da promulgação da Lei n° 11.129, de 2005, e é conduzida político, pedagogicamente pela Escola de Saúde Pública desde a concepção em 2011.