Vigilância em Saúde da ESP/CE reinicia atividades dos cursos de pós-graduação

12 de fevereiro de 2020 - 12:10 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE | Fotos: Deborah Muniz

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do seu Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig) retomou nesta quarta-feira, 12, as atividades dos cursos de Especialização em Estratégias de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Especialização em Saúde Pública.

Juntas, as duas turmas somam um total de 65 estudantes. Eles participaram de uma apresentação de acolhimento realizada pelo grupo “Pintou Poesia na Melodia” composta pelos educadores populares Ray Lima e Jadiel Félix.

De acordo com Lígia Lucena, supervisora do Cevig, a ideia foi reunir as duas turmas em uma mesma atividade de acolhimento nesta manhã. “Pensamos nessa estratégia de acolhimento como forma de integração entre os discentes dos nossos cursos”. Ainda segundo a gestora, esses são componentes importantes para o desenvolvimento das ações e práticas dos cursos de pós-graduação da escola.

Ambas as turmas iniciaram as atividades no segundo semestre de 2019. As aulas das especializações ocorrem mensalmente a partir de um encontro de três dias seguidos. Nessa semana de retoma do semestre, os cursos ocorrerão a partir desta quarta-feira, 12 e seguem até a sexta, 14.

Pós-Graduação em Saúde

Iniciado em 21 de julho de 2019, o Curso de Especialização em Estratégias de Enfrentamento à Violência contra a Mulher possui carga horária máxima de 360 horas e é ofertado pela Diretoria de Pós-Graduação em Saúde por meio do Cevig.

A formação reúne cerca de 30 profissionais de nível superior que atuam no âmbito do Sistema Único de Saúde do Ceará (SUS/Ceará), Educação, Segurança/Justiça e Assistência Social do Ceará, na esfera estadual ou municipal, conforme distribuição por macrorregião de saúde.

Já o Curso de Especialização em Saúde Pública é realizado pelo Cevig em parceria com a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola) e prevê a formação de 70 novos profissionais a serem especializados na área.