Caminhos do conhecimento para inovação em saúde são discutidos durante IX BiblioSUS

4 de dezembro de 2019 - 15:40 # #

A inteligência, a partilha de saberes e a gestão do conhecimento foram alguns dos principais pontos que pautaram as discussões do primeiro dia de atividades do IX Encontro da Rede BiblioSUS do Estado do Ceará. Com o tema “Caminhos do Conhecimento para Inovação em Saúde”, o evento reunirá até esta quinta-feira, 5, na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), pesquisadores, gestores e profissionais do campo da saúde em uma programação composta por conferências magnas, mesas redondas, palestras, apresentações orais de trabalhos, entre outras ações.

O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, ressaltou a importância de encontros como este, uma vez que a partir, deles, profissionais, pesquisadores e gestores da saúde podem pensar e repensar estratégias conjuntas no campo da inteligência e da gestão do conhecimento. “Alinharmos estratégias com o Ministério da Saúde, com as secretarias municipais de saúde e todas as esferas da gestão o compartilhamento de dados e principalmente de saberes. Para construirmos e saber exatamente como é que a gente pode disseminar melhor o conhecimento e fazer melhor uso dele”, pontuou.

O Encontro Estadual é uma oportunidade para discussão e elaboração de estratégias de consolidação da Rede BiblioSUS Ceará, por meio do compartilhamento de estudos e experiências acerca de trabalhos na área da saúde que contemplem a temática. O evento é também uma oportunidade para a elaboração de discussões e estratégias de consolidação da Rede em todo o Brasil.

Esse caráter de integração inter-regional foi um dos pontos destacadas por Soraya Zacarias Drumond de Andrade. “Esse é um momento para a gente humanizar as nossas relações. Para ampliarmos nosso networking e fortalecermos a Rede BiblioSUS porque é daqui que surgirão novas ideias, novos caminhos, novas formas de a gente poder lidar com os problemas”, afirma.

O trabalho desenvolvido de forma conjunta e integrada também foi ressaltado por Alice Pequeno, coordenadora do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (NUCIT). Falando diretamente aos participantes do evento, a gestora lembrou a importância do profissional da saúde “ter uma prática pautada no conhecimento e nas evidências científicas para que se possa dar as repostas que a sociedade e nossa comunidade precisa”.

Parte desses resultados e os estudos desenvolvidos pelos pesquisadores da Rede também foram citados por Marcelo Alcantara. De acordo com o superintendente da ESP/CE, a perspectiva é que no 20º encontro da Rede BiblioSUs possam ser realizados análises dos diagnósticos das redes de bibliotecas virtuais do Ceará e Brasil a partir dos trabalhos e estudos na área da inteligência em saúde desenvolvidos pela rede de saúde do estado e a ESP/CE. “Para entendermos o que se passa no Brasil e até pra vermos como estamos inseridos no contexto nacional”, concluiu.

Espaço Cultural

Integrando a programação do IX Encontro da Rede BiblioSUS do Estado do Ceará, a ESP/CE recebe até esta quinta-feira, 5, a exposição “Memorial Leprosaria Canafístula”. A mostra itinerante foi organizada pelo Centro de Convivência Antônio Diogo e reúne registros, documentos, fotografias, objetos que compõem o acervo histórico do equipamento.

O centro, vinculado à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, atua como um serviço ambulatorial de dermatologia para atendimentos de pacientes da unidade e da região, promovendo reabilitação física e social, de forma a garantir um atendimento humanizado, resolutivo e que propicie a criação de vínculos entre a equipe multidisciplinar e os pacientes.

“O centro de convivência, hoje, está com um perfil bem diferenciado. Trabalhamos com a assistência, que envolve atendimento médico e reabilitação. E também com o resgate da história, que é uma parte da cultura”, completa Francisco de Assis Guedes, Diretor do Centro de Convivência Antônio Diogo.

A Rede BiblioSUS

A Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS) – Brasil tem o objetivo de ampliar e democratizar o acesso às informações em saúde. Para tanto, as informações são disseminadas por meio do modelo da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e da distribuição da produção editorial do Ministério da Saúde, prezando pela economia de recursos, multiplicidade de opções bibliográficas e eficácia de resultados.

A programação do encontro segue nesta quinta-feira, 5, com uma série de apresentações orais de trabalhos. De acordo com a equipe organizadora do evento, foram recebidos mais de 130 propostas de pesquisas de diferentes estados do Brasil para esse momento. Desse total, 30 foram aprovados e serão apresentados durante o segundo dia de atividades que ocorrerá no período da manhã e tarde no Auditório Pontes Neto.