Curso Básico de Vigilância das ISTs conclui nova turma

4 de novembro de 2019 - 16:39 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (COVIG/SESA/CE), concluiu no último dia 25 de outubro, mais uma turma do Curso Básico de Vigilância das ISTs, HIV/Aids, Sífilis Congênita e Hepatites.

A formação, que ocorreu no período de 21 a 25 de outubro, foi idealizada a partir da necessidade de capacitar os profissionais da rede nas ações de vigilância epidemiológica com vistas ao planejamento, monitoramento e avaliação das estratégias de prevenção e controle das IST/HIV/AIDS, Sífilis Congênita e Hepatites.

O curso destinou-se a profissionais da vigilância epidemiológica que atuam no planejamento, monitoramento e avaliação das estratégias de combate e prevenção das ISTs do Sistema Único de Saúde do Estado do Ceará.

A iniciativa requer, portanto, uma formação baseada na aprendizagem significativa e produção do conhecimento implicado com o fazer concreto das práticas de cuidado individuais e coletivas a serem dialogadas como esforço para a construção do cenário de enfrentamento da doença no Ceará.

Vigilância Epidemiológica

Em âmbito federal, a Vigilância Epidemiológica (VE) do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) tem por objetivo a observação e análise permanente da situação epidemiológica das IST, do HIV/aids, das hepatites virais e coinfecções, articulando-se em um conjunto de ações destinadas à promoção, prevenção e recuperação da saúde. Também visa subsidiar com informações relevantes os processos de formulação, gestão e avaliação das políticas e ações públicas de importância estratégica.

As estratégias e recomendações relacionadas às ações de Vigilância Epidemiológica das IST, do HIV/aids e das hepatites virais encontram-se sistematizadas no Guia de Vigilância em Saúde (GVS). O GVS é mais do que um instrumento de informação; ele visa disseminar os procedimentos relativos aos fluxos, prazos, instrumentos, definições de casos suspeitos e confirmados, funcionamento dos sistemas de informação em saúde, condutas, medidas de controle e demais diretrizes técnicas para operacionalização do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde.