Missão Cooperação Brasil-Portugal: oficinas de trabalho discutem carreiras em saúde

31 de outubro de 2019 - 16:41

As oficinas de trabalho da Missão de Cooperação Brasil-Portugal reuniram especialistas e profissionais atuantes na implementação de sistema de saúde sustentável, efetivo e centrado no cidadão. A agenda, iniciada nesta quarta-feira, 29 de outubro, foi organizada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) em parceria com uma comitiva de pesquisadores do sistema de saúde de Portugal e tem como principal objetivo realizar um acompanhamento do processo de regionalização, contratualização de serviços, metas e indicadores, formação na Atenção Primária à Saúde (APS) e melhoria da governança da saúde no Estado do Ceara.

Segundo a Assessora da SESA e Coordenadora do Projeto, Juliana de Paula, “o encontro é uma oportunidade ímpar de conhecer mais afundo a construção do sistema de atenção à saúde de Portugal, que adotou como fatores-chave de sucesso alguns macro processos: um sistema de informação em saúde efetivo, a promoção da autonomia e do trabalho em equipe em todos os níveis de atenção, o sistema de contratualização dos serviços de forma inteligente e integrada e o investimento em carreiras profissionais na saúde com foco nas necessidades dos cidadãos”.

Durante a apresentação do painel “Carreiras e Desempenho Profissional em Saúde”, o médico de família português, André Biscaia, defendeu a ideia de que a saúde deve ser vista como um investimento, e não um custo. Para isso, ele lembra que os acordos de cooperação realizados por Portugal junto a outros países europeus, como Noruega e Inglaterra, foram fundamentais para a mudança do cenário que aquela nação estava inserida há 40 anos atrás.

Ele destaca os investimentos realizados pelo país nos cuidados da população, na formação dos profissionais e nas suas condições de trabalho, e na melhoria da interface entre o sistema de saúde e a população. “Portugal fez essa opção há cerca de 40 anos de que a saúde é um direito e se é um direito, nós temos de criar as condições para que as pessoas possam usufruí-lo”, enfatizou.

Essa visão sistêmica e integrada da saúde foi da mesma forma pontuada pelo superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), Dr. Marcelo Alcantara. De acordo com o gestor, esse é um momento muito favorável para a restruturação da Atenção Primária à Saúde no estado do Ceará, sobretudo em função do apoio prestado tanto pelo Governo do Estado quanto pela SESA para as ações em saúde no Ceará.

“E a ESP/CE se insere nesse movimento porque ela já cuida de toda a parte de formação e da educação permanente em saúde no provimento de profissionais qualificados que estão em serviços e precisam ser capacitados de maneira permanente ao longo de suas carreiras”, destacou.

Oficinas de Trabalho

As atividades dos grupos da Cooperação Brasil-Portugal seguiram ao longo da tarde desta quarta-feira com a realização de outras sessões abertas e reuniões de trabalho que discutiram, entre outros temas: “Regulação da Qualidade em Saúde”, “Competências Profissionais dos Médicos da APS”, e “Sistemas de Informação e Contratualização na Rede SESA”.

Nesta sexta-feira, 01, a comitiva segue para Sobral onde serão cumpridas agendas na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESPVS), visita à Unidade Básica de Saúde Caiçara, às Unidades de Pronto Atendimento da Região, além de encontros com coordenadores e gestores do Sistema de Saúde de Sobral.

Ao final de todas as visitas agendadas no Ceará, a Missão Cooperação Brasil-Portugal objetiva entre seus resultados esperados: discutir o projeto de lei da autoridade reguladora da saúde, a elaboração de um esboço da matriz de competências para a formação em Atenção Primária à Saúde e sobre o processo de regionalização da saúde atualmente em curso.

OUÇA

O médico de família André Biscaia fala sobre os benefícios dos investimentos no campo da Atenção Primária à Saúde e seus retornos para a sociedade.

 

O Superintendente da ESP/CE, Dr. Marcelo Alcantara fala sobre a relevância da Missão Cooperação Brasil-Portugal para o alinhamento das ações na Atenção Primária à Saúde do estado.

 

O coordenador de Redes de Atenção Primária e Psicossocial (CORAPP) da Secretaria Municipal de Saúde, Rui de Gouveia, fala sobre a relevância do entendimento dos processos no campo da gestão em saúde e seus retornos aos cidadãos.