Especialização em Vigilância Sanitária partilha experiências exitosas por meio de livro

23 de outubro de 2019 - 08:23 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), entendendo a importância do estímulo à publicação e desenvolvimento da produção científica no campo da saúde do nosso estado, disponibiliza em sua página na internet a íntegra do recém publicado livro: “Vivências e Ressignificações das Práticas dos(as) Educandos(as) Na Formação em Vigilância Sanitária”.

A obra, lançada na última sexta-feira, 18, durante a III Feira do Conhecimento, reúne uma série de reflexões a partir dos trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos quatro anos do curso de Especialização em Vigilância Sanitária.

A publicação faz um resgate histórico da realização e acompanhamento das turmas 8 e 9 concluídas entre 2015 a 2019, considerando diferentes experiências que ajudaram a consolidar o projeto no campo da educação em saúde no nosso estado. O livro foi organizado por Jadson Franco, supervisor do Centro de Investigação Científica da ESP/CE; Tereza Costa, Coordenadora do Curso de Especialização em Vigilância Sanitária; e Rosimary Barbosa, coordenadora de Vigilância em Saúde do Cevig.

Todos os textos foram produzidos coletivamente por 8 pesquisadores da ESP/CE e demonstram, além de avaliações pontuais, os sentimentos e afetos conquistados que potencializaram a permanência dos educandos(as) no curso. “As superações e o forte desejo de conclusão foram essenciais para satisfação e obtenção de um curso sem evasão no decorrer das aulas”, analisa Tereza Costa.

Para Lígia Lucena, supervisora do Cevig, os propósitos que unem a equipe da ESP/CE passam por conceitos como a luta em defesa do sistema de saúde pública equitativo e de qualidade. “Esse livro traduz um movimento que traz como ponto forte o comprometimento no amparo, enfrentamento e a superação dos desafios encontrados tanto no território da vigilância sanitária, como no singular de cada profissional”, afirma a gestora.

Especialização em Vigilância Sanitária

A trajetória do Curso de Especialização em Vigilância Sanitária no Estado do Ceará iniciou-se no ano de 2000 com sua primeira turma do programa de pós-graduação lato sensu, permanecendo ininterrupto há quase vinte anos. Atualmente, o curso conta com nove turmas finalizadas, contribuindo com um quantitativo de 209 especialistas formados pela ESP/CE.

Prestes a completar 20 anos, o curso de Especialização em Vigilância Sanitária segue sendo ofertado pela (ESP/CE), e integra as ações desenvolvidas pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde da ESP/CE, em parceria com o Núcleo da Vigilância Sanitária (NUVIS) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVIG) da Secretaria de Saúde do Ceará (SESA/CE).

Nesse cenário, o projeto consolida-se como um programa de pós-graduação Lato sensu planejado especialmente para as diferentes dimensões da Vigilância Sanitária que a tornam um campo interprofissional no âmbito da Saúde Coletiva. A construção da identidade profissional é favorecida não somente pelas práticas regulatórias, mas, sobretudo, pela expertise e elos formativos que a Educação Permanente propicia a seus trabalhadores.

Entre os principais autores do livro, destacamos: Jadson Franco, supervisor do Centro de Investigação Científica da ESP/CE; Juliana Sampaio, pesquisadora do Centro de Investigação Científica da ESP/CE; Leidy Dayane Abreu, coordenadora de Gestão de Inovação e Extensão Tecnológica do Cenic; Lígia Lucena, Supervisora do Cevig; Maria de Lourdes Góes, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Maria Lourdes dos Santos, Coordenadora de Projetos e Pesquisa do Cenic; Rosimary Barbosa, coordenadora de Vigilância em Saúde do Cevig; e Tereza Costa, Coordenadora do Curso de Especialização em Vigilância Sanitária.

ACESSE A ÍNTEGRA DO LIVRO

ACESSE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ESP/CE