Produção científica das universidades cearenses cresceu 16,7% em 2020

27 de julho de 2021 - 07:57 # # # #

Ascom Uece - Texto Carlos Gibaja - Foto

Na comparação com 2019, levantamento mostra que aumento do Ceará foi o triplo da média nacional. Urca aumentou 79% e Uece cresceu 26,5%

A produção científica do Estado do Ceará teve, em 2020, um crescimento de 16,7% no número de publicações de artigos científicos em periódicos internacionais (língua inglesa) em relação a 2019. Em todo o Brasil, o crescimento desse tipo de publicação foi de 5,1%. A informação é da Web of Science, entidade sem fins lucrativos que cataloga e acompanha a produção de pesquisadores de todo o mundo.

De acordo com a Web of Science, todas as universidades cearenses aumentaram sua produção científica nos últimos cinco anos. Entre as universidades públicas estaduais, a Universidade Regional do Cariri (Urca) aumentou em 79% e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) cresceu 26,5%.

Os números refletem uma realidade que pesquisadores têm destacado: a administração estadual vem se consolidando como um suporte cada vez mais essencial para a ciência no Ceará, o que tem feito a diferença na produção de conhecimento e de inovação. Isso proporciona o quantitativo e qualitativo da produção científica, das parcerias com a indústria, da inserção internacional, da interiorização do ambiente de pesquisa.

“Esse reconhecimento mostra que investir em ciência, tecnologia e ensino superior é uma decisão acertada do Governo do Ceará, principalmente em um cenário de diminuição de recursos em âmbito nacional”, diz o titular da Secitece, Inácio Arruda, ressaltando também a atuação do programa Cientista Chefe e o trabalho e a dedicação dos professores, estudantes e funcionários.

As áreas que mais se destacaram em volume de publicações, com cerca de 60% do total, são Engenharia, Química, Ciência da Computação, Agricultura, Bioquímica e Biologia Molecular, Ciências Ambientais: Ecologia, Farmacologia, Física, Saúde Pública Ambiental Ocupacional e Ciência de Materiais.

Fonte: Web of Science

 

Funcap

“O Governo do Ceará entende que a ciência é a chave para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado, e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) tem sido um dos principais instrumentos de suporte a essa política”, explica o professor Luiz Drude, diretor científico da Funcap, órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que é citada nesse levantamento como financiadora de 9% dos artigos publicados.

Em 2020, a Capes, um dos órgãos federais de financiamento, diminuiu o total de bolsas de mestrado de 920 para 822. Em relação ao CNPq, outra importante agência da área na esfera federal, a queda foi de 258 para 217. Para cursos de doutorado, também houve redução na Capes de 890 para 824 bolsas. Em contrapartida, no mesmo período, as bolsas da Funcap foram ampliadas no mestrado (594 para 611) e no doutorado (464 para 473).