ESP/CE inicia ciclo de oficinas sobre Fortalecimento da Vigilância em Saúde

4 de outubro de 2019 - 15:22 # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde, realizará durante todo esse mês de outubro um ciclo de atividades da sua “Oficina de Fortalecimento da Vigilância e Notificação da Violência Interpessoal e Autoprovocada”.

A primeira reunião ocorreu nesta quinta-feira, 03, na cidade de Quixadá em parceria com a área técnica de vigilância de causas externas (acidentes e violências) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVIG/SESA). Esses encontros têm como principal objetivo a capacitação dos profissionais de saúde dos municípios e regionais do Estado que atuam com a vigilância e notificação de violência interpessoal e autoprovocada.

As oficinas destinam-se especificamente às equipes de técnicos de vigilância e profissionais da rede das Regionais de Saúde do Ceará. Cada encontro conta com cerca de 60 vagas a serem destinadas igualmente para cada Coordenadoria Regional de Saúde (CRES), ficando a cargo da regional sua distribuição entre os municípios.

Ao todo ainda serão realizadas outras cinco oficinas nas seguintes datas e municípios: Quixadá no dia 10 de outubro, Juazeiro do Norte, em 17 de outubro; Fortaleza em 31 de outubro; Russas, em 14 de novembro; e Maracanaú no dia 20 de novembro.

Todas essas capacitações integram o Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde. A iniciativa faz parte de uma estratégia de vigilância e educação permanente pactuada com o COVIG, a partir das necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), com vista a qualificação de profissionais na área da vigilância à saúde.

Nos contatos que a área técnica tem com os profissionais dos municípios, observa-se a recorrência de algumas dúvidas quanto ao preenchimento e fluxo de notificação da violência interpessoal e autoprovocada. Essas dúvidas podem repercutir na qualidade da informação sobre o agravo por interferir diretamente na consistência, completitude e subnotificação do banco do Estado.

Um dos maiores impactos destas capacitações estão no alinhamento de profissionais da rede de atenção à saúde e técnicos de vigilância dos municípios e regionais para a melhoria da qualidade da informação e sensibilização quanto o caráter compulsório da notificação do agravos em saúde.

Este trabalho junto aos técnicos de vigilância promove uma positiva aproximação da gestão com a realidade do território, promovendo, por sua vez, subsídios para tomadas de decisão assertivas para o enfrentamento da violência e promoção da cultura de paz.

Indicadores

O número das notificações de violência interpessoal e autoprovocada vem aumentando ao longo dos anos no Ceará. De 2017 para 2018, houve um incremento de 33,0% do número de casos, crescendo de 6017 para 9208 notificações, respectivamente. Esses dados podem significar o aumento da violência no Estado, mas também expressam a maior sensibilização dos profissionais para notificar o agravo, o que é encarado de forma positiva e merece atenção por parte da vigilância em saúde.