ESP/CE representará Nordeste na Rede de Escolas Técnicas do SUS

13 de agosto de 2019 - 09:27 # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), assumirá no próximo biênio um importante papel no desenvolvimento dos trabalhos ligados à formação profissional de nível médio na área da saúde. Isso porque, a sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), representará o Nordeste na Comissão Nacional de Coordenação da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS).

O órgão é uma das maiores referências no país para a formação nesse campo e possui um relevante trabalho na construção e acompanhamento de processos formativos dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Diretor da Educação Profissional em Saúde da ESP/CE (DIEPS-ESP/CE), Caio Cavalcanti, foi indicado como representante titular do Nordeste, tendo como suplente a Diretora-Geral da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), Célia Borges. Essa é a segunda vez que a ESP/CE integra a representação regional.

De acordo com a Portaria 2651/2017, as Escolas Técnicas e os Centros Formadores que compõem a RET-SUS indicam um representante, titular e suplente, por região do país, para parte da Comissão de Coordenação do órgão por um período de 2 anos, sendo vedada a sua recondução.

Compete à Comissão de Coordenação da RET-SUS prestar apoio institucional, administrativo e pedagógico à Rede, aprovar e acompanhar seu Plano de Trabalho Anual, propor ações estratégicas visando atender os objetivos da Rede, além de deliberar sobre a integração de outras instituições públicas formadoras, entre outras atribuições.

Para Caio, essa escolha reflete bastante o trabalho que a ESP/CE desenvolve no campo da Educação Profissional de Saúde, ressaltando seu caráter de protagonismo em âmbito regional e nacional. “Essa é uma responsabilidade e um grande desafio. Porque, enquanto representantes, fazemos a articulação com o Ministério da Saúde (MS) e com as demais instituições envolvidas na formação de trabalhadores do SUS, sempre olhando para os interesses do Nordeste prioritariamente. Vamos fomentar o dialogo com atores e instituições, ouvindo suas necessidades e demandas para discutirmos com o ministério e a Rede”, projeta.

Parte desse reconhecimento vem sedimentando também a criação de importantes parcerias e vínculos institucionais com a escola. No último dia 01, a instituição recebeu visita técnica de uma equipe do Ministério da Saúde (MS), onde na ocasião, uma comitiva esteve reunida com membros da DIEPS para conhecer o Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS). A ESP/CE foi escolhida como ponto focal no Nordeste, junto a ETSUS do Maranhão.

Além do caráter de representatividade regional em Brasília, a ESP/CE passa, com isso, reafirma sua atuação como articuladora de relevantes pautas como a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), no fortalecimento das políticas de formação dos seus trabalhadores, bem como das Escolas Técnicas e de Saúde Pública do Brasil.

Em números absolutos, os processos formativos da ESP/CE no campo da Educação Profissional em Saúde no período de 2015 a 2018 apontam para 14.143 profissionais capacitados e formados entre Cursos Técnicos, de Especialização Técnica, Aperfeiçoamento e de Atualização. Mas para além do coeficiente quantitativo, algumas das formações promovidas pela DIEPS se destacam por seu pioneirismo. Assim como no caso dos primeiros Técnicos de Apoio ao Acolhimento em Saúde, e Atendimento Pré-Hospitalar formados em 2015. Além da formação das primeiras turmas do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde no Ceará nas cidades de Fortaleza, Tauá, Iguatu e Horizonte, além do inovador Curso de Desenvolvimento Infantil, dentre outras iniciativas.