ESP/CE capacita 11.383 ACS em Desenvolvimento Infantil no Ceará

5 de julho de 2019 - 10:12 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), tem desenvolvido um relevante trabalho na área da primeira infância no Ceará. Até o primeiro semestre de 2019, o Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil já capacitou 11.383 Agentes Comunitários de Saúde, distribuídos em 171 municípios cearenses. A formação ocorre em parceria com o Gabinete da Primeira-Dama do Estado, o Instituto da Primeira Infância (Iprede) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Uma das justificativas para o foco da formação incidir nestes profissionais, se dá pela sua capacidade de promover, em conjunto com os demais profissionais da estratégia da saúde da família, ações permanentes de acompanhamento das gestantes e crianças, por toda a primeira infância, favorecendo o fortalecimento de vínculo familiar e comunitário, promovendo o acesso ao conhecimento dos cuidados em saúde no contexto familiar e na comunidade, contribuindo assim, para a promoção da saúde pública.

Durante a capacitação em Desenvolvimento Infantil, o ACS tem a oportunidade de fazer uma avaliação sobre o cenário de seu município em relação a acompanhamento das crianças, na faixa etária entre 0 e 6 anos, para construção de diagnóstico situacional e, a partir dai, poderá, dentro de sua experiência com as famílias no território, elaborar planos de ação, atuando diretamente nas fragilidades identificadas.

Para o professor Caio Cavalcanti, diretor da Educação Profissional em Saúde da ESP/CE, a capacitação do ACS em desenvolvimento infantil é baseada em uma metodologia de ensino-aprendizagem que contribui para o cuidado no seio familiar. É uma importante estratégia de sensibilização destes profissionais e, por meio deles, pais e cuidadores, à luz dos novos conhecimentos da neurociência.

 

Segundo Caio Cavalcanti o “curso instrumentaliza e traz competências cognitivas de conhecimento, habilidades e atitudes. Ele sensibiliza esse ACS que faz o diagnóstico com base nos conhecimentos do curso e elabora um plano para intervir em cima daquelas lacunas que foram encontradas no diagnóstico” (por ele produzidos).

A realização de planos de ação dentro do curso vem sendo o grande destaque nessa iniciativa. De acordo com a equipe pedagógica, os profissionais em formação conseguem envolver parceiros e a rede intersetorial para atuar em prol da Primeira Infância, criando possibilidades de se repensar as ações e projetos voltados para os pequenos cearenses. Diariamente, são encaminhados registros através de fotos da efetivação dos planos de ação realizados nos municípios, sendo estes frutos dessa capacitação.

Uma das profissionais que representam esses resultados positivos da formação é Cleide Silva. Enquanto ACS na cidade de Lavras da Mangabeira, ela fala das potencialidades e dos conhecimentos partilhados entre tutores e colegas de profissão durante o curso. “Estamos muito motivados e certos de que podemos dar frutos ainda melhores e bons resultados. Saio hoje com muito mais vontade de fazer a diferença na vida das minhas famílias e principalmente das crianças da minha área”, afirma.

“Os alunos seguem com a grande missão de continuar trabalhando ainda mais e melhor pela primeira infância em seus territórios, certos de que investir no desenvolvimento infantil é viabilizar uma infância com cuidados, vínculos fortalecidos, construindo um alicerce para um caminho mais saudável e equilibrado”, reforça Adriana Dalolio, coordenadora do curso.

 

Foto: Elton Marques

 

A formação

O Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil foi lançado em 26 de setembro de 2017 com o Seminário “Compreendendo o Desenvolvimento Infantil”. A formação tem carga horária de 100 h/a, distribuídas em momentos presenciais e à distância, trabalhando com três eixos: Desenvolvendo com afeto, Desenvolvendo com Saúde e Desenvolvendo com Segurança.

Ao final do curso é realizado um diagnóstico da Primeira Infância do município, que subsidia a construção de um plano de ação a ser efetivado pelos cursistas em parceria com as equipes da rede intersetorial. É desse modo que essa iniciativa determina a criança como uma prioridade no exercício pleno de seus direitos de brincar, de ser cuidado por profissionais qualificados na temática da primeira infância e de ser prioridade nas políticas públicas.

OUÇA

O diretor da Educação Profissional em Saúde da ESP/CE, Caio Cavalcanti, fala sobre os principais resultados e as perspectivas da formação no Ceará.