Trabalho de aluna da ESP/CE é premiado pelo MS

6 de maio de 2019 - 10:39

Maria Izabel Lopes, aluna da II Turma do ano de 2017 do Curso EpiSUS Fundamental, participou, nos dias 29 e 30 de abril, no 11º Encontro Científico do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde – SVS/ MS (EpiSUS), em Brasília – DF. Ela apresentou o trabalho intitulado “ Inquérito de cobertura vacinal em crianças nascidas em 2016, Boa Vista-Roraima”, que foi premiado como melhor investigação de campo. Ela atuou como tutora na III Turma do treinamento no Estado, e, atualmente, se encontra como aluna na 15ª Turma do Curso EpiSUS Avançado.

Sediado em Brasília (DF), o Programa Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS Avançado (EpiSUS), se encontra em sua 15ª Turma. O EpiSUS é um treinamento em serviço, direcionado para profissionais da área da saúde, que tem como principais objetivos capacitar profissionais em epidemiologia de campo e vigilância em saúde a desenvolverem capacidade técnica-científica para colaborarem na resolução de problemas de saúde pública, além de colaborar na resposta às emergências em saúde pública, principalmente em investigações de surtos, inquéritos epidemiológicos de campo, entre outras atividades. O curso, com duração de dois anos, exige dedicação exclusiva, com atividades presenciais e de forma integral.

Implantado em 2000, 128 profissionais foram capacitados pelo programa até 2018. Atualmente, a SVS está capacitando 13 profissionais da 14ª turma, totalizando 141 profissionais. Nesse período, esses profissionais contribuíram com resposta a 332 surtos ou emergências de saúde pública e inquéritos de campo, além de oferecer suporte em eventos de massa e assessorias em vigilância em saúde no Brasil e exterior; entre elas destacam-se a emergência das microcefalias e anomalias congênitas associadas ao vírus Zika e a pandemia de Influenza H1N1.

No Ceará, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, por meio do seu Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde, e em parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVIG/SESA), deu continuidade, de forma independente ao treinamento que tem como objetivo capacitar os profissionais visando construir uma rede de vigilância proativa e de resposta oportuna e coordenada, com ênfase em situações de surtos e emergências em saúde pública. A capacitação tem carga horária de 180 horas distribuídas em encontros presenciais e atividades de ensino aprendizagem no ambiente de trabalho.