ESP/CE propõe Comunidade Colaborativa em Preceptoria Médica

7 de dezembro de 2018 - 11:52 # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do seu Centro de Residências em Saúde (Ceres) e da Diretoria de Pós-Graduação em Saúde (Dipsa), realizou no dia 7, o lançamento de uma proposta para a criação de uma Comunidade Colaborativa de Prática em Preceptoria Médica do Estado do Ceará. O encontro contou com a participação de profissionais em saúde e preceptores da Rede Estadual de Saúde do Ceará.

O superintendente da ESP/CE, Salustiano Pessoa, saudou os participantes do encontro e ressaltou o papel da instituição no fomento das ações na área da Pós-Graduação em Saúde no Estado do Ceará. “Uma das ideias que nós temos abraçado é a de que o trabalho que desenvolvemos aqui está voltado a todos os profissionais de saúde do Ceará sejam reconhecidos como categoria, com competências, conscientes das suas obrigações e deveres”, salientou.

A ideia é que essa Comunidade Colaborativa de Prática em Preceptoria Médica desenvolva um trabalho de fortalecimento e aperfeiçoamento dos processos educativos dos Programas de Residências vinculados à ESP/CE. O programa será desenvolvido por meio de 4 eixos principais: Educação; Liderança, Ética e profissionalismo; Comunicação e Relação; Gestão; e Pesquisa.

A supervisora do Centro de Residência em Saúde, Alcilea Carvalho, ressaltou o caráter prático das ações a serem desenvolvidas. “Porque não adianta que a gente pense em uma proposta de como essa comunidade vai se desenvolver e ser construída se ela não tiver nenhuma ressonância com a necessidade que percebemos no cotidiano das nossas práticas dentro do serviço”, afirma.

Essa relevância do papel da preceptoria para a qualificação nos serviços foi igualmente destacada por Olívia Bessa, diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE. “Nós somos responsáveis pela formação dos Recursos Humanos da área médica do Estado do Ceará. Somos educadores e precisamos valorizar essa prática”, reforçou.

Com a exposição “Desafios e Possibilidades para a Formação Docente”, o preceptor e integrante da Câmara Técnica da Comissão Nacional de Residência Médica, Sérgio Henrique Botti, discutiu o papel e os desafios da preceptoria dentro da Residência Médica. Para ele, a formação docente em saúde deve ser um conceito construído no serviço e a partir das práticas profissionais. “Por isso consideramos a preceptoria como um ‘profissionalismo docente’. Somos educadores, na verdade. E estamos sempre atrás desse saber livre das paixões”, enfatizou.

Na sequência, o supervisor do Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde (Cedes), José Batista Tomaz, realizou uma apresentação sobre o Desenvolvimento de Competências Educacionais para preceptores de Residências em Saúde. E, logo em seguida, os preceptores presentes se reuniram em diferentes grupos de trabalho guiados por alguns pontos de discussão como os desafios para a Preceptoria na atualidade, os sentidos de comunidade de prática e quais as atribuições que cada profissional pode dar para a construção dessa Comunidade de Prática em Preceptoria.

O Ceres

O Centro de Residências em Saúde tem por missão promover a melhoria da qualidade na atenção à saúde do Ceará, por meio do desenvolvimento de programas educacionais na modalidade de Residência para os profissionais de saúde.

Dentro das atividades fixas desenvolvidas com o grupo de preceptores bolsistas, o Ceres realiza ações junto ao grupo de Formação de Preceptores, com encontros mensais, além de elaborar e atualizar os currículos dos Programas de Residência Médica.

Entre os seus principais focos, o Ceres coordena os programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional mantidos no âmbito das instituições vinculadas à administração estadual; promove o treinamento de preceptores nas áreas de ensino e pesquisa; propõe, com base em evidências estatísticas e necessidades, o número de vagas a serem ofertadas em cada programa ou sub-especialidade, de acordo com os objetivos da Sesa e da ESP/CE; desenvolve ações direcionadas para o contínuo aprimoramento dos programas de Residência Médica e Multiprofissional; e estabelece estratégias de estímulo ao exercício da Preceptoria pelos profissionais que atuam nos programas de Residência.

Acesse as fotos do evento na Galeria da ESP/CE.