Seminário avalia Acreditação Pedagógica

4 de dezembro de 2018 - 11:17 # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) participou, nos dias 29 e 30 de novembro, do I Seminário de Avaliação da Implementação da Acreditação Pedagógica no Brasil: Desafios e Perspectivas. O evento, realizado pela Rede Brasileiras de Escola, ocorreu em Brasília e teve como principal objetivo avaliar os avanços e desafios da busca da qualidade dos cursos lato sensu em saúde pública.

Na ocasião, uma equipe da ESP/CE esteve representada por Tereza Costa e Geórgia Leonardo, ambas profissionais do Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig). Também participaram do seminário outras instituições como a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais e a Escola de Saúde Pública do Paraná, além de outras instituições de Portugal.

O processo de implantação da Acreditação Pedagógica no Brasil, iniciado em 2012, e retomado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) em 2014, possibilitou a construção da viabilidade político institucional que culminou com a criação da Agência de Acreditação Pedagógica no âmbito da ABRASCO, formalmente constituída, sob a forma de Comitê de Acreditação Pedagógica (CAP).

Na experiência em curso no Brasil, diversas atividades foram encaminhadas como parte do processo de implantação da acreditação pedagógica por meio do CAP/ ABRASCO que incluíram oficinas de mobilização, formação de avaliadores e acreditação de cursos em diferentes áreas do conhecimento da Saúde Coletiva e em distintos estados e escolas. Com variadas condições de funcionamento, esse trabalho constituiu um distinto acervo a ser explorado como matéria de avaliação da experiência.

No Ceará, o Curso de Especialização em Vigilância Sanitária, ofertado pela Escola de Saúde Pública, foi acreditado, recebendo parecer favorável em 2017, após desenvolvimento do Plano de Melhorias, conforme avaliação e orientações do Comitê de Acreditação Pedagógica. A devolutiva acerca dessa experiência e os desafios e avanços alcançados nesse processo foram partilhados pela ESP/CE durante o segundo dia do evento.

A coordenadora do Curso de Especialização em Vigilância Sanitária, Tereza Costa, ressaltou a importância da escuta sobre os cursos dentro desse processo de acreditação pedagógica. “Isso fortalece, realmente, a Rede de Escola para que outros cursos no País possam ser acreditados para um processo de qualidade dos cursos em função da demanda em cada instituição”, finaliza.