Colóquio ESP/CE debate estratégias de combate ao câncer de próstata
20 de novembro de 2018 - 16:44 #Enfermagem #Novembro Azul
A Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio do seu Centro de Extensão em Saúde (CEESA), realizou, no dia 19, mais uma ação de fomento ao Novembro Azul no Ceará. Nesse sentido, a instituição reuniu acadêmicos, lideranças de movimentos sociais de Fortaleza e profissionais da saúde em mais uma edição do Colóquio ESP/CE Saúde em Foco, cujo tema foi “Prevenção, Detecção e Tratamento do Câncer de Próstata – Prevenir para não Tratar”.
O evento ocorreu na sede da ESP/CE e contou com a participação dos palestrantes Érico Furtado Brasil, médico cirurgião da Santa Casa de Misericórdia e Hospital Fernandes Távora; Carla Melo, Enfermeira Oncológica e Valéria Mendonça, coordenadora do movimento “Eu me trato, eu me cuido”.
Para o médico cirurgião Érico Brasil, a importância de um movimento como o Novembro Azul é o de estimular uma maior conscientização por parte dos homens no que se refere aos riscos do câncer de próstata. “Os homens, em geral, procuram menos as unidades de saúde do que as mulheres. E a importância da campanha é trazer esses homens para as unidades de saúde para que conheçam os meios de prevenção tanto do câncer de próstata quanto de outras doenças do homem também”, afirma.
O câncer de próstata é considerado o segundo mais comum na população masculina em todo o mundo. A maioria dos diagnósticos é constatada em homens acima dos 65 anos, e somente menos de 1% é diagnosticado em homens abaixo dos 50 anos. Esse é um tipo de câncer que acomete a glândula da próstata, que faz parte do sistema reprodutivo do homem. Considerada uma doença silenciosa, pode demorar anos para se manifestar e os sinais costumam aparecer já na fase avançada.
A enfermeira oncológica Carla Melo ressaltou a relevância de se estender ações de combate e prevenção da doença não apenas junto aos homens. “Temos de realizar essas ações de conscientização junto às famílias e às mulheres também”, reforça. Para ela, o repasse das informações pelos profissionais da saúde, visando uma maior sensibilização por parte dos homens com o cuidado da sua saúde, é vital para a luta contra o câncer de próstata.
Agenda
As ações educativas desenvolvidas pela ESP/CE em alusão ao Novembro Azul seguirão durante todo o mês de novembro. Assim, é que no próximos dias 28 e 29 ocorrerão, respectivamente, Rodas de Conversa com participantes de adolescentes e idosos do Projeto Bem, no Poço da Draga; e com grupo de idosos do Projeto Saúde, na Instituição Espaço Viva Gente (Passaré).
Internacionalmente, o mês de novembro é dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O movimento do Novembro Azul se originou na Austrália no ano de 2003 aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata que acontece todo dia 17 de novembro. Originalmente, o Novembro Azul era dedicado apenas ao diabetes mellitus e o dia 14 de Novembro foi instituído como o Dia Mundial do Diabetes.
Além de conscientizar a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças comuns em homens, o Novembro Azul também veio com a ideia quebrar o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque. O exame, que envolve a palpação da próstata pelo reto (porção final do intestino grosso), é alvo de muitas piadas entre os homens, que costumam fazer uma alusão ao sexo anal.
Depoimento
Rafael Gouveia – estudante de Enfermagem
O Colóquio tem uma importância muito grande no esclarecimento das dúvidas que a sociedade tem com relação à saúde masculina e na derrubada dos tabus que ainda existem quando se trata da saúde masculina.