ESP-CE sedia a cerimônia de entrega dos equipamentos do PID
Sex, 20 de Maio de 2011 16:03
A cerimônia de entrega dos equipamentos do Programa de Inclusão Digital (PID), promovido pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP), foi marcada por grande mobilização social. No auditório da Escola de Saúde Pública, dezenas de representantes dos Conselhos Municipais de Saúde, Secretarias Municipais e movimentos sociais, acompanharam a entrega de 75 aparelhos de televisão e 46 computadores que atendem ao componente ‘Equipamentos’ do Programa.
O Programa está inserido na Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa, desenvolvida em parceria com o Conselho Nacional de Saúde. De acordo com a SGEP, para 2011 a meta é disponibilizar webcam a todos os Conselhos de Saúde, aparelhos de fax para as regiões Norte e Nordeste e TVs para os 4.118 Conselhos do país não contemplados na primeira etapa. A ação tem como objetivo viabilizar estratégias de comunicação e informação com vistas ao fortalecimento do controle social do SUS e à formação de uma rede de intercâmbio entre os Conselhos de Saúde.
O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, lembrou que esta já é a terceira edição de entrega de equipamentos no Ceará e reconheceu que não há outra maneira de fazer saúde pública que não seja valorizando os Conselhos Municipais de Saúde. “Já marcamos a audiência com o Conselho Estadual de Saúde para a apresentação do regimento do Fundo Estadual de Saúde, porque o Conselho é o órgão principal de definição dessa política”. Conselhos Municipais de Saúde de 73 Municípios receberam equipamentos hoje. Em etapas anteriores, foram destinados ao Ceará 184 computadores e 179 impressoras para conselhos municipais e estadual de Saúde. Os conselhos municipais também receberam 45 televisores, observando as contrapartidas das gestões nas duas esferas de governo.
Para a representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria Lurdes Rodrigues, a grande importância da entrega dos equipamentos vai além da estrutura física que eles vão proporcionar para os Conselhos. “Esses computadores e aparelhos de televisão vão garantir que os Conselhos possam participar dos movimentos sem precisar de locomoção, principalmente das vídeo conferências da SGEP, e com acesso à internet vão mandar sugestões sobre isso. Para o processo de construção da Conferência Nacional de Saúde isso é fundamental”. A Conferência vai acontecer em dezembro, em Brasília.
O PID tem outros dois componentes: Formação de Conselheiros e Conectividade. Sobre a conectividade, o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, anunciou que ao final de maio já estarão instaladas antenas em 119 Municípios, em compromisso assumido com a operadora de banda larga Oi. “A reunião do Conselho Nacional de Saúde já é transmitida on line. E estamos lutando pelo Canal de Saúde 24 horas no ar, pautando os temas que são importantes para nós. Estamos na era da comunicação e os Conselhos não podem prescindir disso”.
Para a superintendente da ESP-CE, Ivana Barreto, os Conselhos de Saúde são os sujeitos que podem fazer o Brasil, quinta economia do mundo, ser também um país menos pobre e mais igual. “Tenho concordado com vários autores que dizem que o Brasil é feito de valores e idéias de seu povo, porque de forma organizada é isso que faz a diferença. Também no SUS é a força dos Conselhos de Saúde que vai tornar o nosso Sistema o melhor do mundo”. Elias da Silva, coordenador do Programa Cirandas da Vida, criado pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, lembrou que a inclusão não pode ser apenas digital, mas em todos os espaços, de forma dialógica e valorizando a linguagem popular. “A ciranda tem tudo a ver com isso porque ela contribui para que a arenga não se torne uma briga”.
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE