Planejamento familiar é tema do V Módulo do Curso Saúde da Mulher
23 de novembro de 2010 - 10:13
O Planejamento Familiar é um dos temas a ser enfocado no V Módulo do Curso de Atenção Integral à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico-Puerperal, que começa a partir do dia 24 de novembro, no auditório Ciro Gomes, na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE).
O curso é uma iniciativa da Escola de Saúde Pública do Ceará, através da Coordenadoria de Pós-Graduação em Atenção à Saúde, em parceria com a Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará (COPAS/SESA), Núcleo de Saúde Sexual e Reprodutiva.
As atividades serão realizadas nos dias 24 e 25/11, para a turma I, e, nos dias 26 e 27/11, para a turma II. A capacitação é voltada para profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Do curso participam médicos, enfermeiros e dentistas que atuam na Estratégia Saúde da Família dos municípios que compõem as Coordenadorias Regionais de Saúde. São duas turmas com uma média de 100 alunos cada.
Objetivos
Durante o V Módulo serão abordados temas como Direitos sexuais e reprodutivos; Planejamento familiar e o adolescente; Abordagem do casal; Métodos contraceptivos; Abordagem à mulher vítima de violência.
Esse módulo tem como objetivos conhecer e garantir à clientela o acesso aos direitos sexuais e reprodutivos; conhecer todos os métodos de anticoncepção; refletir sobre as ações desenvolvidas na prática do planejamento familiar e suas implicações; compreender as especificidades do ser adolescente e a contracepção.
Sobre o curso
O curso tem como proposta refletir e teorizar sobre a prática integral em saúde da mulher, além de contribuir na aquisição e desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes profissionais que consolidam uma política de saúde comprometida com a mulher e com a vida.
Durante todo o ciclo vital, a mulher necessita de cuidado integral a saúde, de forma que lhe seja assegurado o direito a uma assistência de qualidade. Nesta perspectiva, o Governo do Ceará vem desenvolvendo propostas focadas na prevenção de agravos e promoção da saúde da mulher, especialmente durante o ciclo gravídico-puerperal. No entanto, apesar dos esforços e das políticas públicas voltadas para a garantia efetiva de uma assistência de qualidade, os casos de morbimortalidade materna ainda acontecem por causas plenamente evitáveis.
A morte materna no Ceará é um desafio a ser superado através de articulação intersetorial entre Estado, Gestores Municipais e Profissionais da Saúde no planejamento, implementação e avaliação de ações que reduzam situações de risco à saúde das mulheres cearenses. A partir da análise situacional do perfil de morbimortalidade materna e do acompanhamento contínuo dos Comitês de Mortalidade Materna, o Núcleo de Saúde Sexual e Reprodutiva da Secretaria de Saúde do Ceará identificou a necessidade do desenvolvimento de ações de educação permanente dos profissionais focadas nos aspectos essenciais da prática médica, de enfermagem e odontológica na atenção primária, já que o mais importante contato da mulher com o Sistema Único de Saúde é através da Estratégia de Saúde da Família.
Mais informações: 85 3101.1405
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE
–