Encontro avalia Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
15 de outubro de 2010 - 10:45
O evento reunirá 210 participantes, entre profissionais das áreas de saúde e educação e jovens. O encontro é uma realização conjunta da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA); da Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC); do Grupo Gestor Estadual da Saúde e Prevenção nas Escolas do Ceará (GGE/SPE-CE).
O Encontro Macrorregional do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas será uma oportunidade para troca de experiências, debates e reflexões sobre as ações do SPE no Ceará.
Ações preventivas
O Governo do Ceará, através de uma parceria com os Ministérios da Saúde e da Educação, tem estimulado a realização de ações educativas entre adolescentes e jovens nas Unidades de Saúde e Escolas no Ceará. Estas ações são desenvolvidas garantindo a integração e a intersetorialidade destes setores, subsidiando-os para desenvolverem atividades referentes à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens e seus respectivos direitos.
As atividades, que acontecem em formatos de oficinas e cursos de capacitação, objetivam a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), da Aids e da gravidez juvenil. Elas são uma estratégia de valorização e reconhecimento desses espaços como locais privilegiados para o desenvolvimento de ações junto ao segmento juvenil.
O projeto
Criado pelos Ministérios da Saúde e Educação e viabilizado pelos governos estaduais, o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) é uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE) que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
A proposta do SPE é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Através dele, espera-se contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil), na população de 10 a 24 anos.
Alicercado em uma demanda da população, esse projeto foi implantado nos 26 estados do Brasil, no Distrito Federal e em aproximadamente 600 municípios.
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE