Especialização em Saúde do Trabalhador debate modelos de saúde
13 de outubro de 2010 - 10:42
Esta Unidade tem como objetivo de aprendizagem preparar o aluno para analisar o processo de estruturação da RENAST, a partir da compreensão dos modelos de atenção em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e do desenho da regionalização em saúde no Ceará.
A responsabilidade pela execução da Política Nacional de Saúde do Trabalhador traz para o SUS o desafio de articular serviços de saúde que privilegie ações de cuidado, prevenção de doenças, promoção e vigilância em saúde do trabalhador nas três esferas da gestão, considerando as inter-relações produção/trabalho, ambiente e saúde presentes no território, como fatores que repercutem no processo saúde-doença dos trabalhadores e das populações afetadas por esses processos produtivos.
Criada pela Portaria 1.679/2002, a RENAST é a proposta do SUS para organizar ações e serviços de saúde a partir de pactuações, estabelecendo a responsabilização e um re-arranjo com enfoque, conteúdo e organização do modelo de atenção orientado para o cuidado na relação saúde-trabalho, buscando incluir a dimensão e a diversidade presentes nos territórios.
Sobre o curso
O objetivo dessa especialização é contribuir para a estruturação da RENAST no âmbito do SUS. Essa rede compõe ações de assistência ao trabalhador na atenção primária, secundária e terciária, bem como ações de vigilância da saúde do trabalhador.
Do curso participam profissionais do sistema de saúde inseridos no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) – estadual e regional, na vigilância da saúde, Rede Sentinela e na atenção básica de saúde.
Essa é a primeira vez que essa especialização é ministrada no Ceará, através da ESP-CE, e conta com a supervisão da Coordenadoria de Pós-Graduação em Vigilância da Saúde, em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará.
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE