Saúde Mental debate Política Nacional de Humanização

17 de agosto de 2010 - 10:25

 
 
 
O Curso de Especialização em Saúde Mental realiza, de 19 a 21 de agosto, o Módulo III, na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), localizada na Avenida Antonio Justa, 3161, Meireles.  As atividades acontecerão nas salas da Coordenadoria de Educação Profissional em Saúde, nos auditórios Pontes Neto e Haroldo Juaçaba e na sala Newton Gonçalves.

Esse quinto momento presencial contará com a presença do médico e professor José Jackson Coelho Sampaio, que fará uma exposição dialogada sobre “Política Nacional de Humanização e Processo de Trabalho em Saúde”. A exposição, que acontecerá às 14 horas do dia 20, será ministrada tanto para os alunos do Curso de Especialização em Saúde Mental como para os da Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde – Gestão do SUS.

Ministrado pelas Coordenadorias de Pós-Graduação em Atenção à Saúde e Gestão em Saúde da ESP-CE, em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará, o curso objetiva aprimorar nos alunos a competência de atuar na Atenção à Saúde Mental, por meio de técnicas e estratégias para promoção da saúde, prevenção de agravos, avaliação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento das pessoas com sofrimento psíquico.

Durante a Unidade I – Princípios de uma Clínica Psicossocial, será aplicado um conteúdo onde serão debatidos temas como: Atenção Psicossocial: um novo paradigma na Saúde Mental Coletiva; A Clínica na Reforma Psiquiátrica Antimanicomial; Clínica Ampliada e Projeto Terapêutico Singular (PTS) Individual e Coletivo.

Iniciado em junho de 2010, o Curso de Especialização em Saúde Mental conta com 39 alunos, todos profissionais da Rede de Atenção à Saúde Mental de Fortaleza. Estamos iniciando o Módulo III de Atenção à Saúde Mental.

O Curso tem carga horária total de 460 horas, composta de 240 horas de atividades presenciais, divididas em 12 encontros de 20 horas; 48 horas de atividades descentralizadas; 72 horas de atividades à distância e 100 horas de atividades de estudos individuais para elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Os módulos deverão ser realizados no prazo de sete meses e o TCC deverá ser apresentado, obrigatoriamente, até seis meses após o término dos módulos.


Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE