Módulo V encerra Especialização em Gestão do SUS

17 de agosto de 2010 - 03:05

 

                                                                                                Foto: Andrea Veras

 

 

A Coordenadoria de Pós-Graduação em Gestão da Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) encerra o Curso de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde/ Gestão do SUS com a realização do Módulo V. O último módulo, que acontece de 18 a 20 de agosto, na sede da ESP-CE, tem como tema “Avaliação em Saúde”. As atividades serão encerradas às 17 horas do dia 20, na Praça da ESP-CE.

O tema do Módulo V fará uma discussão sobre a avaliação no que diz respeito aos conceitos e métodos de avaliação em saúde; os indicadores; a avaliação da qualidade da gestão em saúde; a perspectiva da avaliação econômica dos serviços de saúde; avaliação do desempenho nos serviços de saúde; avaliação de tecnologias em saúde.

Os objetivos do módulo são proporcionar conhecimentos aos alunos sobre: Compreender a avaliação como componente da gestão em saúde: Esboçar a situação atual da Avaliação em Saúde no Brasil, no Sistema Único de Saúde; Identificar conceitos e práticas de avaliação em saúde; Identificar e refletir sobre os limites e possibilidades da avaliação em saúde no cotidiano das práticas.

Esses objetivos serão compartilhados com o grupo de alunos no sentido do desenvolvimento de habilidades para aplicar a avaliação como componente da gestão em saúde. Serão propostas atividades com suporte nas diretrizes da aprendizagem baseada em problemas, aplicadas à análise de situação-problema, exposição interativa, estudo dirigido com grupo expert, painel com sistematização interativa e mapa do percurso. A professora Clélia Nolasco Lopes, doutora em Saúde Pública, estará à frente das atividades e das exposições dialogadas sobre o tema.

O Curso de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde/Gestão do SUS iniciou as atividades em setembro/2009, tendo como público alvo gestores e profissionais das equipes gestoras do SUS da macrorregião Fortaleza, totalizando 74 alunos. Destes, 60 alunos estão concluindo todos os módulos, o que corresponde a 81% da turma inicial. Este curso é uma iniciativa do Ministério da Saúde, através da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE