Oficina debate saúde e prevenção nas escolas

20 de maio de 2010 - 10:23

 

                                                                                               Fotos: Andréa Veras  

 

 

A Coordenadoria de Pós-Graduação em Vigilância da Saúde, da Escola de Saúde Pública do Ceará, promove, no período de 19 a 21 de maio, a “Oficina de Capacitação do Guia SPE”. Voltada para técnicos das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) e Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), a capacitação – que conta com a parceria das Secretarias da Saúde e Educação do Ceará – acontecerá no Hotel Mareiro, em Fortaleza.
 
Durante a oficina, profissionais de saúde e educação debaterão a implantação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, tendo como referência o Guia Metodológico do SPE. Para o desenvolvimento do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) no Ceará, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) promovem uma ação intersetorial em 184 municípios do Estado. Esta ação representa um marco na integração saúde-educação, privilegiando a escola como espaço para a articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens, mediante a participação dos sujeitos desse processo: estudantes, famílias, profissionais da educação e da saúde.

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará e a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde – COPROM/SESA, por meio do Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças – NUPREV/SESA e do GT Adolescente/SESA, estão realizando essa capacitação visando reforçar iniciativas que promovam a saúde sexual e reprodutiva, com ações nas escolas e nas unidades básicas de saúde.

 

O programa Saúde e Prevenção nas Escolas tem como objetivos específicos atualizar conteúdos referentes à promoção dos direitos sexuais e reprodutivos e de prevenção das DST/HIV/Aids junto às profissionais da saúde e da educação, visando o fortalecimento de suas práticas; estimular a participação destes profissionais em discussões e ações voltadas à saúde visando o desenvolvimento de um trabalho preventivo junto à população juvenil; e apresentar ferramentas necessárias para elaboração de um planejamento participativo entre profissionais da saúde e educação, visando o implemento de uma política de prevenção das DST/HIV/Aids, direcionada às adolescentes e jovens com abrangência nas escolas municipais e estaduais do Ceará.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE