CEDES promove Seminário Conhecendo a ESP-CE

22 de abril de 2010 - 10:06

 

                                                                                                Fotos: Andréa Veras

Promover a aproximação dos docentes e demais funcionários da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) com a política educacional, as normas e os padrões adotados por esta instituição de ensino superior. É esse o objetivo do Seminário “Conhecendo a ESP-CE: sua política educacional, normas e padrões”, realizado hoje, dia 22 de abril, no auditório Ciro Gomes, na sede da ESP-CE.

Promovido pelo Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde (CEDES), o Seminário reuniu docentes e técnicos da ESP-CE que conferiram programação de atividades, no período de 8 às 12 horas, com debates sobre o perfil institucional, concepções pedagógicas e normas institucionais da ESP-CE.

O Seminário é a primeira atividade do Programa de Desenvolvimento Docente (PPD).  O encontro  forneceu aos docentes e técnicos da ESP-CE as informações necessárias para conhecerem a instituição na qual trabalham e, assim, poderem contribuir significativamente para o cumprimento de seu compromisso político-pedagógico de continuar atendendo às demandas de formação profissional, educação permanente e atualização dos trabalhadores da rede que integra o Sistema Único de Saúde (SUS) do Ceará.

Dentro da sua missão de contribuir para a excelência dos programas educacionais da ESP-CE, o CEDES tem investido esforços no processo de construção e implantação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2008 a 2012; do Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Regimento Escolar.

 

 

Novas competências

A criação desses programas tem envolvido um conjunto de atividades na perspectiva de alcançar os objetivos da ESP-CE, no sentido de colocá-la antenada com os relevantes avanços obtidos pela investigação científica nas últimas décadas na área da educação.  

Entre as ações agendadas, está o desenvolvimento de novas competências entre os docentes e técnicos responsáveis pela formulação e execução dos programas educacionais da ESP-CE. Nesse sentido, um dos focos fundamentais está ligado ao PDD.      

O PDD tem como finalidade dar um aporte de conhecimentos técnico-científicos, promovendo a educação permanente dos docentes, relacionado ao desenvolvimento da metodologia de ensino-aprendizagem adota pela ESP-CE: ao desenho de currículo dos cursos: à produção do material didático, coerente com as diretrizes pedagógicas assumidas pela Escola; ao sistema de avaliação de suas atividades educacionais e à atuação docente em conformidade com esta nova abordagem educacional, proporcionando uma discussão conceitual e crítica reflexiva.

As atividades do PDD estão classificadas dentro de três áreas temáticas: Conhecimento Institucional, Conhecimento em Docência e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

 

Sobre a ESP-CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) nasceu sob a forma de autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (SESA), para operacionalizar a política de Desenvolvimento de Pessoas para o Sistema Único de Saúde (SUS) e compor uma rede de formação, em parceria com universidades, escolas, cursos profissionalizantes, favorecendo uma unidade na diversidade de pensamento sobre o profissional necessário para responder às necessidades da população e, portanto, do sistema de saúde.

Com este fundamento, o então Governador do Estado do Ceará, Ciro Ferreira Gomes, sancionou a Lei 12.140, publicada no Diário Oficial em 22 de julho de 1993, criando, assim, a Escola de Saúde Pública do Ceará.

A ESP-CE surgiu fortemente influenciada pelo movimento de mudanças no âmbito da saúde. A pesquisa, a informação e a documentação em saúde pública; a educação permanente; a formação e o aperfeiçoamento de recursos humanos para o Programa Saúde da Família e para o Sistema Estadual de Saúde são, até hoje, as suas prerrogativas.

Desde sua fundação em 1993, a ESP-CE desenvolve atividades no processo de capacitação e educação continuada de gestores para o sistema de saúde do Estado. Como instituição de ensino superior, reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará, a ESP-CE tem contribuído na formação de profissionais ligados à área de saúde e, mais que isso, tem constituído uma base de conhecimentos sobre o setor, e os tem disponibilizado sob a forma de cooperações com municípios, com a própria SESA, com instituições de outros Estados e com órgãos internacionais.

Ao longo de sua trajetória, a ESP-CE promoveu não somente ações de capacitação e formação de recursos humanos do Sistema Único de Saúde, como também construiu mecanismos e aberturas para um novo espaço na educação, na gestão, na atenção à saúde e na cultura cearense.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE