Agentes Comunitários mostram outro olhar sobre a Saúde

2 de março de 2010 - 11:07

Agentes Comunitários de Saúde lotam auditório Ciro Gomes para avaliação
dos trabalhos.

Trabalhos sobre a atuação dos ACS nos bairros da capital em exposição no Pátio da ESP-CE

Trabalhos sobre a atuação dos ACS nos bairros da capital em exposição
no Pátio da ESP-CE

“O processo formativo dos Agentes Comunitários de Saúde se confunde com a própria criação da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), pois a instituição foi criada para dar resposta à necessidade de equipes de saúde da família qualificadas em nosso estado”. As palavras são da superintendente em exercício, Silvia Bomfim, ao saudar os ACS que lotavam o Auditório Ciro Gomes. As atividades, que marcam o encerramento do Curso Técnico em ACS prosseguem hoje, 02/03, e também nos dias 15 e 16/03.

São 782 profissionais que apresentam trabalhos realizados durante o curso, ao mesmo tempo em que fazem uma avaliação do que de fato estão levando para seu cotidiano, junto às famílias das seis Secretarias Executivas Regionais de Fortaleza. “É uma satisfação para a ESP-CE ver o desejo que cada um de vocês tem de fazer melhor; ver a capacidade de entender a importância do seu trabalho para o processo de saúde do Ceará. Esse é um curso voltado para o serviço, pois traz o que é preciso saber para ser desenvolvido no dia-a-dia. Portanto, o sucesso do trabalho de vocês é o sucesso do SUS”, afirmou a coordenadora de Educação Profissional em Saúde, Ivanília Timbó.

A coordenadora estadual do curso, Kilvia Albuquerque, ressaltou o sentimento de dever cumprido a muitas mãos. “São supervisores pedagógicos, facilitadores, gestores da Secretaria de Saúde de Fortaleza, todos juntos fizemos esse curso acontecer. Estamos encantados com os trabalhos, que contam uma história da nossa cidade que a gente não conhecia, sob a perspectiva da saúde, dos projetos sociais. É um conteúdo muito rico, que merece ser passado aos outros profissionais de saúde e por isso estamos expondo aqui na ESP-CE”.

Mostra de trabalhos

Os agentes comunitários de saúde de Fortaleza expõem seus trabalhos até às 17 horas de hoje, no pátio da ESP-CE, em forma de cartazes, maquetes e banners. Entre os temas em destaque: árvore genealógica das famílias atendidas, participação social da comunidade nos conselhos de saúde, história do Programa Saúde da Família, história dos bairros de Fortaleza e projetos sociais desenvolvidos nas micro-áreas de saúde.

Um  novo momento de avaliação acontece às 16 horas no Auditório Ciro Gomes, com a presença do superintendente Haroldo Pontes, da coordenadora da COEPS, Ivanília Timbó, das supervisoras pedagógicas e dos facilitadores.

Conquista

O Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde é uma conquista da categoria, que desde julho de 2002 foi reconhecida como profissional, por meio da Lei 10.507/2002. Um dos itens dessa legislação é a qualificação básica, que corresponde ao Curso Técnico de ACS, com 520 horas-aula. Em Fortaleza a carga-horária foi ampliada para 560 horas-aula, distribuídas em quatro fases teóricas e práticas.

O Estado do Ceará foi o primeiro no país a enviar um projeto e receber recursos para o curso. A Escola de Saúde Pública é referência na aplicação dos cursos e recebe visitas de vários estados para conhecer a proposta metodológica.

O curso é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal. Em Fortaleza, já foram capacitados na Etapa Formativa I do Curso Técnico 1.692 ACS. A Escola disponibiliza instrutores, coordena e supervisiona, prepara material didático e tem sistema de avaliação informatizado.

Serviço:

Mostra de Trabalhos dos Agentes Comunitários de Saúde de Fortaleza
Data: 02/03 (hoje) – 15/03 e 16/03
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará
           (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles)

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE