Mostra de trabalhos encerra curso de Agentes Comunitários de Saúde

24 de fevereiro de 2010 - 20:17

Foto: Andréa Veras

Agentes Comunitários de Saúde expõem trabalhos sobre os mais diversos
temas tratados durante o curso, no pátio da ESP-CE.

Em sala de aula, os ACS encerram a quarta e última fase do Curso Técnico, que tem 560 h/a.

Em sala de aula, os ACS encerram a quarta e última fase do Curso Técnico,
que tem 560 h/a.

Acontece nos dias 01 e 02, 15 e 16 de março, os encontros finais da Etapa Formativa I do Curso Técnico Agentes Comunitários de Saúde promovido pela Coordenadoria de Educação Profissional em Saúde da ESP-CE. Na ocasião, 782 agentes da Prefeitura Municipal de Fortaleza  virão à Escola de Saúde Pública do Ceará para, além de conhecer as dependências da instituição, apresentar o resultado das atividades teóricas e práticas da fase 4, que trata do papel deles enquanto educadores em saúde.

Alguns trabalhos desenvolvidos pelos ACS durante a formação estarão expostos. São cartazes, maquetes e banners que destacam temas como árvore genealógica da família, participação social da comunidade nos conselhos de saúde, história do Programa Saúde da Família, história dos bairros de Fortaleza e projetos sociais desenvolvidos nas micro-áreas de saúde. Também será realizado um momento no Auditório Ciro Gomes, sempre a partir das 16h, com a presença do superintendente Haroldo Pontes, da coordenadora da COEPS, Ivanília Timbó, das supervisoras pedagógicas e dos facilitadores. Os agentes de saúde farão, na oportunidade, uma avaliação do curso.

Ao fazer uma análise do trabalho desenvolvido nessas 28 turmas em Fortaleza, a coordenadora estadual, Kilvia Albuquerque, destaca que é clara a percepção de mudanças pessoais, familiares e profissionais desses agentes, no cuidado de si mesmo e das famílias que acompanham.  “Os mais novos na profissão aprenderam a usar bem os instrumentos de trabalho e os mais antigos compreenderam a importância de atribuições que eles nem sabiam que tinham, como informar à Secretaria de Educação os casos de crianças fora da escola”.

Foto: Andréa Veras
Estão concluindo o curso este mês de março 782 ACS, divididos em 28 turmas que acontecem nas seis SERs.
Estão concluindo o curso este mês de março 782 ACS, divididos em 28 turmas
que acontecem nas seis SERs.

Conquista

O Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde é uma conquista da categoria, que desde julho de 2002 foi reconhecida como profissional, por meio da Lei 10.507/2002. Um dos itens dessa legislação é a qualificação básica, que corresponde ao Curso Técnico de ACS, com 520 horas-aula. Em Fortaleza a carga-horária foi ampliada para 560 horas-aula, distribuídas em quatro fases teóricas e práticas.

O Estado do Ceará foi o primeiro no país a enviar um projeto e receber recursos para o curso. A Escola de Saúde Pública é referência na aplicação dos cursos e recebe visitas de vários estados para conhecer a proposta metodológica.

O curso é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal. Em Fortaleza, já foram capacitados na Etapa Formativa I do Curso Técnico 1.692 ACS. A Escola disponibiliza instrutores, coordena e supervisiona, prepara material didático e tem sistema de avaliação informatizado.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE