Especialização aborda metodologia sobre comunicação de risco

19 de fevereiro de 2010 - 14:23

Foto: Andréa Veras

O III Curso de Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental realiza, de 23 a 25 de fevereiro de 2010, o V Módulo, cujo tema é “Avaliação e Comunicação de Risco”.  O principal objetivo é contribuir para a apropriação da metodologia da Agency for Toxic Substances and Disease Registry (ATSDR) para avaliação de riscos à saúde humana pela exposição a resíduos perigosos.  Participa dessa etapa o consultor nacional da Organização Pan-americana da Saúde – OPAS/OMS, Alysson Feliciano Lemos.

Segundo a coordenação do curso, o módulo está estruturado de maneira a aliar a abordagem teórica das etapas da metodologia e à experiência prática da aplicação desta em áreas contaminadas no Brasil e do Ceará. Ao final, espera-se que os alunos estejam aptos a decidir as condições de aplicabilidade da Metodologia ATSDR aos diferentes sítios de contaminação ambiental e a apresentar encaminhamentos aos casos locais discutidos em sala de aula.

Foto: Andréa Veras

Promovido pela Coordenadoria de Pós Graduação em Vigilância da Saúde da ESP-CE, em parceria com a Coordenadoria de Promoção da e Proteção Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará. O curso é direcionado a profissionais de nível superior, que exercem funções de coordenação ou técnica, na área de Vigilância em Saúde Ambiental, nos municípios, Coordenadorias Regionais de Saúde e Sesa.

Baseado em competências e visando atender às necessidades do SUS nas ações relativas à Saúde Ambiental, o conteúdo programático habilitará os participantes, no final da especialização, a identificar ou prevenir qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interfiram na saúde humana; recomendar e adotar medidas de prevenção e controle das situações de risco ambientais; coordenar e executar ações de Vigilância em Saúde Ambiental relacionadas à qualidade da água, populações expostas a solos contaminados, poluição do ar, produtos químicos e desastres naturais.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE