Especialistas discutem cuidados com idosos em seminário na ESP-CE

17 de dezembro de 2009 - 10:56

 

O Seminário Cuidando do Cuidador marcará o encerramento das atividades do Curso de Cuidador de Idosos, promovido pela Coordenadoria Saúde e Sociedade da Escola de Saúde Pública do Ceará.  O evento está agendado para amanhã, dia 18 de dezembro, das 8 às 12 horas, na sede da ESP-CE.

Após a solenidade de abertura, está programada uma palestra, às 8h30min, sobre Desafios da Saúde Pública Frente ao Envelhecimento da População, a ser proferida por Yeda Aparecida de Oliveira Duarte, doutora em Enfermagem e Pós-doutora em Epidemiologia pela Faculdade de Saúde da USP. Ela é professora da Escola de Enfermagem da USP e coordena o Programa de Orientação de Cuidadores de Idosos e de Formadores de Cuidadores da Escola de Enfermagem da USP.

Depois de rápido intervalo, às 10 horas, acontecerá a palestra sobre A Importância do Cuidador na Construção de Rede de Atenção ao Idoso, a cargo de Célia Pereira Caldas, doutora em Enfermagem pela UFRJ e pós-doutorado em Gerontologia na Suécia. Pesquisadora associada da Universidade do Estado do Amazanas, ela é membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Rio de Janeiro. Tem larga experiência em Saúde Coletiva, com ênfase na saúde do idoso.

Sobre o curso

Iniciado no dia 3 de novembro, o Curso de Cuidador de Idosos objetivou capacitar cuidadores de idosos para atuar em domicílios e instituições de atenção ao idoso, colaborando com a implementação das políticas nacional e estadual de Atenção ao Idoso, que têm como principais pressupostos a promoção do envelhecimento saudável, a prevenção de doenças, a reabilitação e a acessibilidade.

Com duração de 140 horas/aula, o curso consta de aulas teóricas,  proferidas na sede ESP-CE (Avenida Antônio Justa, 3161 – Meireles), e de atividades práticas que aconteceram no Lar Torres de Melo e Centro de Atenção ao Idoso da UFC.

Do curso participaram pessoas que trabalham como cuidador de idosos, com ensino médio concluído e indicadas pelo Conselho Estadual do Idoso, Coordenadoria de Proteção Social e Especial da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Coordenadoria de Atenção Primária/Núcleo de Saúde do Idoso da SESA, Coordenadoria do Centro de Atenção ao Idoso da UFC e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

A iniciativa contou com apoio da Secretaria de Saúde do Ceará (SESA), Lar Torres de Melo, Centro de Atenção ao Idoso da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Ceará.

Seminário Cuidando do Cuidador
Data: 18 de dezembro
Horário: 8h às 12h
Local: Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará
Avenida Antônio Justa, 3161 – Meireles – Fortaleza – Ceará
Informações: (85) 3101.1409

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE