Estudantes do Curso de Enfermagem visitam ESP e Centro de Saúde-Escola

11 de dezembro de 2009 - 16:41

Foto: Andréa Veras

Alunos do Curso Técnico de Enfermagem Integrado ao Ensino Médio visitam, até o próximo dia 21 de dezembro, a sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), na Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles.
O objetivo é apresentá-los a estrutura física da ESP, autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará, que tem por missão formar trabalhadores para o Sistema Único de Saúde. Os alunos também estão conhecendo a rotina do Centro de Saúde-Escola Meireles e tendo aulas práticas no laboratório de enfermagem do Centro de Educação Profissional da ESP-CE.

Sobre o Curso

O Curso Técnico de Enfermagem Integrado ao Ensino Médio é oferecido nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP)s. Estão matriculados neste primeiro semestre de 2009 mais de 3 mil alunos em 37 municípios cearenses. A expectativa é de que a cada início de ano as vagas dobrem e, até 2010, 100 EEEPs estejam implantadas beneficiando todo o Ceará.
A ação é da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), com apoio do Governo federal, por meio do Programa Brasil Profissionalizado. Neste curso, A ESP-CE coordena  todo o processo de planejamento, incluindo método e conteúdo, integrando-os à estrutura curricular do nível médio. Também é responsável pelo acompanhamento, avaliação e orientação pedagógica.

Novas perspectivas (enquete)

Fotos: Andréa Veras

Priscila dos Santos – EEEP Joaquim Antônio Albano. Estou gostando muito. É  um primeiro passo para a gente conhecer os ambientes e as rotinas da nossa área. Estou no segundo ano, e quando surgiu o projeto foi uma oportunidade não só pra mim, mas para outros jovens da minha sala. Tinha gente que não queria nada com o futuro e hoje tem uma visão do futuro. Então é uma oportunidade pra mostrar que todo mundo é capaz.

Jéssica Costa – Eu não tinha uma carreira decidida, e quando o curso começou e a gente teve contato com o mundo da enfermagem, a maioria da sala percebeu que era isso que realmente queria. Quanto mais a gente aprende, mais tem vontade de aprender.  Eu gostei bastante da área de sinais vitais. Quero fazer cardiologia, acho que é por isso. A coordenação do curso é ótima. Eles se preocupam de verdade com a gente. Se eu falto, ligam logo para a minha casa e perguntam se eu estou bem.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE