Curso focaliza a prevenção de infecção hospitalar

5 de novembro de 2009 - 10:05

 

A Coordenadoria de Promoção e Proteção de Saúde (Coprom), por meio do Comitê Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde, e a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) promovem, nos dias 5 e 6 de novembro, a segunda turma do Curso Básico de Prevenção de Infecção em Serviços de Saúde.

 

Direcionado a profissionais de nível superior que atuam na rede hospitalar e membros das Comissões de Controle de Infecção em Serviços de Saúde, o curso acontece no Magna Praia Hotel (Avenida Historiador Raimundo Girão, das 8 às 16 horas.

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará desenvolveu o curso visando a atender às necessidades de capacitação dos profissionais de saúde que atuam na área de controle de infecções nos serviços de saúde, no sentido de instrumentalizá-los para o enfrentamento desse problema e a adoção de medidas que visem minimizar os riscos.

 

A ocorrência de infecções em serviços de saúde causa transtornos para a saúde pública, as instituições e os pacientes, sendo responsável direta ou indiretamente por elevações nas taxas de morbi-mortalidade, tempo de internação e dos custos decorrentes, além de ameaça de disseminação de patógenos multirresistentes nos ambientes. A ampliação da abrangência das ações de prevenção e controle para os demais serviços de saúde valoriza a prevenção e controle de risco e o alcance de resultados na redução da freqüência e gravidade das infecções.

 

Objetivos

 

Com carga horária de 40 horas, o curso tem como objetivos: compreender a fisiopatogenia das principais infecções hospitalares e identificar os fatores de risco que aumentam sua ocorrência; Indicar medidas de prevenção eficazes para a minimização da ocorrência das infecções relacionadas à assistência à saúde; Identificar o mecanismo de resistência desenvolvido pelos principais microorganismos causadores de infecção hospitalar; Conhecer metodologias para racionalizar o uso de antimicrobianos a fim de assistir adequadamente o paciente e minimizar o impacto ambiental; Compreender quais são os objetivos da vigilância epidemiológica das infecções hospitalares; Identificar o método prospectivo com busca ativa de dados como o ideal para a adequada prevenção e controle das infecções hospitalares.

 

O processo de ensino-aprendizagem dar-se-á por meio de exposições interativas, discussões em pequenos grupos, estudo dirigido de textos, atividades práticas.

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE