ESP-CE apresenta cursos em estande no Congresso sobre Medicamentos

29 de outubro de 2009 - 12:00

Fotos: Andréa Veras

Congresso 2

A Escola de Saúde Pública do Ceará apresenta, no III Congresso Brasileiro sobre Uso Racional de Medicamentos, os conteúdos relacionados ao tema que integram cursos de especialização, técnicos e básicos, ofertados para profissionais do Sistema Único de Saúde.

Em destaque, os cursos da Coordenadoria de Pós-graduação em Atenção à Saúde, que realiza este ano capacitações de relevância para profissionais que lidam com medicamentos em seu cotidiano de trabalho. Entre elas a VIII Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica, que capacitou cerca de 300 farmacêuticos, desde a primeira turma, em 1995, fazendo da ESP-CE referência na realização deste curso.

Os participantes também vão poder conhecer melhor a experiência inédita do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Assistência Farmacêutica, ofertado na modalidade Ensino à Distância para 175 profissionais de 25 estados do país. O Aperfeiçoamento é ofertado em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e financiamento do Ministério da Saúde.

Também estão sendo apresentados a Especialização em Farmácia Hospitalar, que está em fase de conclusão, e o Aperfeiçoamento para os Núcleos de Apoio de Saúde da Família (Nasf). Este último é pioneiro no país e será ofertado para profissionais da área farmacêutica do Programa Saúde da Família.

A Coordenadoria de Pós-graduação em Vigilância da Saúde está apresentando o Curso Básico de Prevenção em Infecção nos Serviços de Saúde. Entre os temas tratados na capacitação estão a Prevenção e Controle da Infecção Hospitalar e o Uso Racional de Antimicrobianos.

Sobre o Congresso

Com o tema “Incorporando o Uso Racional de Medicamentos às Práticas Profissionais em Saúde”, o III Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos reune docentes, pesquisadores, profissionais de saúde, gestores, representações dos diferentes segmentos do setor produtivo, representações do setor de mídia e comunicação, usuários e suas representações, operadores do Direito, e estudantes.

O Congresso é organizado pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Ministério da Saúde, e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). No encerramento do Congresso, sexta-feira, 30, será aprovada a Carta de Fortaleza e acontecerá a premiação dos trabalhos apresentados.

Assessoria de Comunicação e Marketing – ascom@esp.ce.gov.br