PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Cooperação Brasil-Canadá continua análise da oferta de vagas e cursos na Saúde

23 de outubro de 2009 - 14:47

Serão retomadas nesta segunda-feira, 26 de outubro, durante a 29ª missão, as atividades do Componente 1 do Projeto de Cooperação Brasil-Canadá para a Formação de Recursos Humanos por Competências nas Escolas de Formação em Saúde do Estado do Ceará. Estas atividades relacionam-se ao planejamento de recursos humanos em saúde conforme as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
A missão, conduzida pelo consultor Fernand Laplante, do Consórcio Internacional de Desenvolvimento em Educação (CIDE), Montreal-Canadá, terá foco na análise do retrato do setor saúde, com o intuito de traçar um quadro da situação atual da oferta e demanda de trabalhadores em saúde nos diversos níveis de atuação no Estado, bem como a oferta e demanda de cursos de formação para este mesmo setor.  
 
De acordo com Carmem Cavalcante, coordenadora brasileira do projeto, “esse retrato permitirá ao Ceará ter um diagnóstico atual que, aliado a outras medidas, contribuirá para o planejamento e previsão das demandas futuras do SUS e, consequentemente, da quantidade de trabalhadores a serem formados, sendo um elemento-chave da eficiência e eficácia de um sistema”.
As atividades vão até o dia 30 de outubro. A equipe de trabalho, liderada por Lúcia Arruda, da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (CGTES), é composta por técnicos da Secretaria da Saúde do Estado, da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e da Secretaria de Saúde e Ação Social de Sobral, com o apoio do Observatório de Recursos Humanos em Saúde.

Mais sobre a Cooperação

O objetivo geral da Cooperação Brasil-Canadá é reforçar a capacidade institucional das escolas de saúde a fim de desenvolver e ofertar programas de formação técnica segundo a Abordagem por Competência, bem como a capacidade do Ceará para planificar e gerir a formação de trabalhadores para o setor saúde.

As ações começaram em abril de 2007 e prosseguem até abril de 2010, envolvendo a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, a Escola de Saúde Pública do Ceará, a Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral, a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, o Sistema Municipal de Saúde Escola, o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde e a Agência Brasileira de Cooperação.

Os parceiros canadenses são a Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (ACDI), o Consórcio Internacional de Desenvolvimento em Educação (CIDE) e os CÉGEP de Sainte-Foy (Quebec) e John Abbott College (Montreal), que apóiam sua execução.

 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE