Seis novos cursos técnicos vão ser ofertados para o SUS em 2010

22 de outubro de 2009 - 10:44

Técnico em Radiologia, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Atendimento Pré-hospitalar, Técnico em Apoio ao Acolhimento em Saúde, Técnico em Sistemas de Informação em Saúde e Técnico em Cuidados Domiciliares são seis cursos que vão ser ofertados no próximo ano para profissionais do Sistema Único de Saúde. A garantia do cumprimento desta, que é a meta da Cooperação Brasil Canadá, foi assumida pelos 16 gestores brasileiros que foram conhecer in loco a formação por competência, em visita à província de Quebec.
 Os recursos, segundo o secretário da Saúde do Ceará, João Ananias, estão garantidos na Política Estadual de Educação Permanente. O curso de Prótese Dentária, por exemplo, terá um laboratório com todos os equipamentos necessários para treinar a prática desta formação, que é pioneira no Ceará.
Articulação
Na 28ª missão da Cooperação, os 16 gestores de instituições parceiras, foram conferir pessoalmente a experiência canadense na formação por competência, que é base da estrutura curricular que vem sendo construída para esses cursos técnicos desde 2007. Eles tiveram explicações sobre como se dá o trabalho articulado entre os ministérios da Saúde, Educação e Trabalho da província de Quebec, com vistas a atender às necessidades do Serviço, de trabalhadores qualificados. Tudo isso com um minucioso planejamento que leva em conta a oferta de vagas a partir da demanda por determinados profissionais.
Delegação brasileira
Entre os 16 gestores que fizeram parte da delegação brasileira que foi ao Canadá estão o secretário João Ananias, os secretários municipais de Saúde de Fortaleza, Alex Mont’Alverne e Sobral, Carlos Hilton Soares, o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Haroldo Pontes, o presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Antônio Carlos Nardi e o presidente do Conselho dos Secretários e Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (Cossems-ce), José Policarpo de Araújo.
Retrato da Saúde
Em Fortaleza, foram apresentadas no início deste mês de outubro pelo consultor Fernand Laplante ferramentas para traçar um retrato do setor saúde no Ceará. Esse retrato permitirá ao Ceará ter um diagnóstico atual que, aliado a outras medidas, contribuirá para o planejamento e previsão das demandas futuras do SUS e, consequentemente, a quantidade de trabalhadores que precisam ser capacitados atendendo às necessidades específicas do Sistema.
Mais sobre a Cooperação
O objetivo geral da Cooperação Brasil-Canadá é reforçar a capacidade institucional das escolas de saúde a fim de desenvolver e ofertar programas de formação técnica segundo a Abordagem por Competência, bem como a capacidade do Ceará para planificar e gerir a formação de trabalhadores para o setor saúde.
As ações começaram em abril de 2007 e prosseguem até abril de 2010, envolvendo a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, a Escola de Saúde Pública do Ceará, a Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral, a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, o Sistema Municipal de Saúde Escola, o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde e a Agência Brasileira de Cooperação.

Os parceiros canadenses são a Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (ACDI), o Consórcio Internacional de Desenvolvimento em Educação (CIDE) e os CÉGEP de Sainte-Foy (Quebec) e John Abbott College (Montreal), que apóiam sua execução.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE