Futuros diretores têm aulas sobre Qualidade em Saúde

9 de outubro de 2009 - 16:35

Foto: Andréa Veras

Gestão da Qualidade em Saúde é o tema do IV Módulo do Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde, realizado entre os dias 09 e 11 de outubro, na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). A especialização faz parte da na terceira e última etapa do processo seletivo para diretores das Policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas, que acontecerá até o dia 24 de novembro de 2009.

Neste módulo serão trabalhados os componentes e indicadores da qualidade em saúde, os princípios e ferramentas da gestão nesse aspecto, bem como o conceito de avaliação de serviços de saúde, tipos, indicadores, métodos e instrumentos, além do Sistema de Gestão Integrado (meio ambiente, qualidade, saúde e segurança ocupacional) e o gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde.

São facilitadoras a diretora-geral do Hospital de Messejana, Socorro Martins, que ministra exposição dialogada sobre Gestão da Qualidade e Helena Lima, da Secretaria da Saúde do Estado, com palestra sobre Avaliação Econômica em Saúde.

São objetivos de aprendizagem nesta unidade: compreender os conceitos e ferramentas de Sistema de Gestão da Qualidade na Unidade de Saúde; utilizar métodos e instrumentos de avaliação dos serviços de saúde; compreender os conceitos básicos da avaliação econômica em saúde; aplicar medidas de higiene, saúde e segurança ocupacional, visando à qualidade dos serviços de saúde.

Processo seletivo

As 95 vagas para diretores de CEOs e Policlínicas foram disputadas por mais de 600 profissionais. Eles foram submetidos a três etapas de seleção: a primeira, uma prova objetiva e discursiva e a segunda etapa, análise de currículo e avaliação comportamental.

A terceira e última etapa é o Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde, com 460 h/a, que tem momentos presenciais a cada 15 dias (sexta-feira das 16h às 22h; sábado e domingo das 8h às 17h). Além disso, serão ministradas 72 h/a à distância, com o Módulo Liderança em Saúde. “É uma forma de evitar a dispersão, manter o candidato comprometido com o curso e abordar um tema atual e importante na área de gestão”, explica a coordenadora de Pós-graduação em Gestão da Saúde, Silvia Bomfim.

Os diretores selecionados vão gerenciar 21 policlínicas e 16 CEOs que o Governo do Estado está construindo até 2010. Com a construção das policlínicas e dos CEOs Regionais o Governo do Estado quer facilitar o acesso da população do Interior a exames e serviços realizados atualmente somente na capital.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE