Agentes Comunitários de Saúde de Fortaleza começam curso técnico

21 de setembro de 2009 - 11:25

A Coordenadoria de Educação Profissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará dá início até o próximo dia 25 de setembro às aulas do Curso Técnico Agentes Comunitários de Saúde – Etapa Formativa I para seis turmas do município de Fortaleza. São 177 agentes comunitários de saúde das seis Secretarias Executivas Regionais que estão em sala de aula. A meta é iniciar 30 turmas, contemplando 928 ACS até o mês de outubro.

Várias atividades preparativas foram desenvolvidas pela ESP-CE antes do inicío das turmas. Uma delas foi uma reunião ampliada com os responsáveis pela execução do curso na capital, como a gerente-geral das Células de Atenção Básica do município de Fortaleza, Lídia Dias Costa e os coordenadores das Unidades Básicas de Saúde. Outra providência importante é a capacitação pedagógica de 136 horas-aula com o corpo docente, que é ministrada em vários momentos, à medida que o curso vai acontecendo.

A coordenadora da Educação Profissional, Ivanília Timbó, ressaltou que o curso foi todo pensado com a filosofia de trabalho ensino-serviço. Segundo ela, os coordenadores das Unidades Básicas de Saúde são parceiros que devem estar integrados ao trabalho para que haja sucesso. “Os ACS estão chegando e precisamos dar a eles a verdadeira dimensão do trabalho que eles vão fazer. Então a gente precisa se planejar para que estejamos cientes das nossas atribuições”.

Segundo a coordenadora estadual do Curso Técnico de ACS, Kilvia Albuquerque, é importante o envolvimento dos coordenadores das Unidades Básicas de Saúde para que eles, que trabalham diretamente com os agentes comunitários de saúde, conheçam as atividades desenvolvidas, apóiem e liberem, quando necessário, as equipes para que estas possam ter um excelente aproveitamento. “Os coordenadores devem ser parceiros dos ACS, enfermeiros e tutores, fortalecendo a ação dentro do curso”, afirma.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE