Especialização em Enfermagem Obstétrica realiza 3º Módulo

18 de setembro de 2009 - 12:56

Foto: Andréa Veras.

A Escola de Saúde Pública do Ceará promoverá nos dias 18 e 19 de setembro o 3º encontro do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica para enfermeiros que atuam nas unidades de saúde obstétricas do estado do Ceará. Neste evento, que acontece no auditório principal da ESP-CE, será realizado o módulo III que abordará o tema “Habilidades de Comunicação na Consulta de Enfermagem Obstétrica”.

Este Módulo tem como um dos objetivos de aprendizagem reconhecer as habilidades de comunicação requeridas para o bom exercício da consulta de enfermagem na atenção à mulher. Ele tem uma carga horária de 20h/a de atividades presenciais, que acontecerão na sede da ESP-CE, sempre às sextas-feiras (8h às 22h) e sábados (8h às 14h); 20h/a de atividades teórico-práticas no município que o aluno desempenha seu trabalho.

O conteúdo programático deste Módulo contempla as habilidades de comunicação na relação profissional de saúde-cliente, metacognição, como dar e receber feedback, uso do portfólio, fases da consulta do modelo Cambridge-Calgary, como também orientação do trabalho de conclusão do curso.

Quanto à metodologia, acontecerão aulas com exposições dialogadas, exercícios em grupo e a utilização da técnica de role-play que possibilita o aluno vivenciar, refletir e analisar sua prática por meio de simulações de consultas à mulher no contexto da enfermagem obstétrica.

Após a conclusão do Módulo, o aluno será capaz de utilizar apropriadamente habilidades de comunicação para realizar a consulta centrada no paciente, como também capaz de desenvolver a aprendizagem colaborativa em pequenos grupos.

Sobre o curso

Capacitar enfermeiros para reduzir a mortalidade materna e neonatal no Ceará é a meta do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica, promovido pela Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado Ceará (SESA) e executado pela Coordenadoria de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da ESP-CE, com apoio do Ministério da Saúde.

Segundo Garcia Neto, coordenador do curso no Ceará, existem 31 hospitais-maternidades pólo, que são referência em Obstetrícia e Neonatologia e, segundo pesquisa realizada por meio do Instrumento de Avaliação das Maternidades, identificou-se uma grande carência de enfermeiros obstetras nas salas de parto.

Para suprir essa lacuna, serão capacitados 156 enfermeiros da rede pública de saúde do Ceará, contemplando os municípios de Caucaia, Maracanaú, Canindé, Itapipoca, Acaraú, Quixadá, Aracati, Russas, Limoeiro do Norte, Sobral, Camocim, Tianguá, Tauá, Icó, iguatu, Brejo Santo, Crato, Juazeiro do Norte e áreas indígenas ( Itarema, Acaraú, Caucaia, Pacatuba). O levantamento das unidades e a definição do público-alvo foram feitos a partir de critérios estabelecidos pelo Grupo de Trabalho do Núcleo de Atenção Primária/Saúde Sexual e Reprodutiva – NUAP, com a colaboração das Coordenadorias Regionais de Saúde –CRES.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE