Projeto de Cooperação Brasil-Canadá apresenta resultados em Recife-PE

28 de agosto de 2009 - 16:09

Será realizado de 31 de agosto a 01 de setembro o evento Intercâmbio de Experiências em Saúde, promovido pela Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA) e apoiado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em Recife-Pernambuco.
O evento tem como objetivo facilitar a troca de conhecimentos entre os diversos projetos apoiados pela CIDA na área de saúde. Será uma oportunidade de conhecer as metodologias, abordagens e técnicas desenvolvidas no âmbito de cada projeto financiado pela Agência.
O Governo do Ceará, em conjunto com as prefeituras municipais de Fortaleza e de Sobral, e com apoio do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), vem desenvolvendo, desde 2007, um Projeto de Intercâmbio de Conhecimentos com a Província de Quebec, intitulado “Formação de Recursos Humanos por Competências nas Escolas de Formação em Saúde do Estado do Ceará”, financiado pela CIDA e executado pelo Consórcio Internacional de Desenvolvimento em Educação (CIDE).
O projeto tem por finalidade fomentar o intercâmbio de conhecimentos entre Brasil e Canadá, no tocante à formação e à gestão do trabalho no setor da saúde, de forma a responder adequadamente às necessidades do Sistema Único de Saúde – SUS. Mediante o trabalho com as escolas públicas de formação de recursos humanos do Estado do Ceará, será fortalecida a capacidade técnica e institucional das esferas estaduais e municipais de governo, contribuindo assim para a melhoria da eficácia e da eficiência do processo de descentralização do SUS no Brasil, bem como para a equidade e a boa governança do sistema.
Representando o Estado do Ceará, participarão do evento a coordenadora brasileira do projeto, Carmem Cavalcante, a coordenadora de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Lúcia Arruda, e duas técnicas desta coordenadoria: Fernanda Martins e Corina Viana.
Segundo Carmem Cavalcante, serão discutidos no evento os conhecimentos teóricos, as aplicações práticas, o que está funcionando bem e o que parece ser de difícil aplicação, os desafios de institucionalização dos novos conhecimentos, os esforços para influenciar políticas públicas e programas governamentais, os obstáculos, as opções feitas e soluções criativas encontradas em cada projeto.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE