Prosseguem aulas da Atualização em Auditoria, Controle e Avaliação

24 de agosto de 2009 - 14:09

 

 

 

Prosseguem na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará, nos dias 24 e 25 de agosto, as aulas do Curso de Atualização em Auditoria, Controle, Avaliação e Regulação. A capacitação iniciou no último dia 14 de agosto, em Barbalha, beneficiando profissionais da Macrorregião de Saúde do Cariri e no dia 17 de agosto, em Fortaleza, para profissionais da Macrorregião Fortaleza. O objetivo é municiar de informações atualizadas os profissionais da área, permitindo-lhes reorganizar seus processos de trabalho nos municípios das Macrorregiões de Fortaleza e do Cariri.

O III Módulo do curso, que trata de Oficinas de Planejamento das Ações de auditoria nos municípios, reúne os alunos das duas macrorregiões na sede da ESP-CE.  Segundo a coordenadora Silvia Bomfim, esta é uma excelente oportunidade de troca de conhecimento entre os profissionais de diferentes municípios, em um momento essencial, que é o de planejamento.

Facilitadores da ESP-CE, técnicos de várias áreas da Secretaria da Saúde do Ceará e auditores do Ministério da Saúde estão à frente da tutoria deste e dos outros módulos, que tem todo o material disponível na Plataforma EAD da ESP-CE, na forma de textos e fórum de debates.

Controle Social

Ressalta o superintendente Haroldo Pontes, que participou das solenidades de abertura do curso nas duas macrorregiões, que a auditoria deve ser usada como um instrumento de gestão e não apenas de fiscalização, pois é uma grande ferramenta “de fortalecimento do controle social’.

Em Barbalha, o evento contou com as presenças também supervisor do Núcleo de Atenção à Saúde Bucal do Ceará, Ivan Rodrigues; de Débora Dourado, da auditoria do Ministério da Saúde da Bahia; além de representantes das coordenadorias regionais de Saúde do Cariri.

Segundo a coordenadora de Pós-graduação em Gestão da Saúde, Silvia Bomfim, a auditoria será o eixo central do curso, tendo em vista que está havendo uma ressignificação de suas práticas, com objetivo de fortalecer e organizar as ações nos municípios. “O resultado vai se refletir na garantia do acesso e da qualidade da atenção aos usuários do Sistema Único de Saúde, já que serão trabalhadas ferramentas que possibilitam a transparência da alocação e utilização dos recursos, fortalecendo também o controle social”, ressalta.

Método e temas

O conteúdo programático está sendo ministrado em estrutura modular, totalizando três módulos, sendo dois módulos de 16 horas e um de 08 horas. Ao final do curso, o participante deverá estar apto a: compreender a lógica do financiamento das ações e serviços de saúde no SUS; identificar os mecanismos de controle, avaliação, regulação e auditoria e seus campos de interseção; compreender a execução da programação físico-financeira; compreender o processo de ressignificação das práticas de auditoria no sistema de saúde no Brasil; compreender o processo de trabalho de auditoria nos seus aspectos técnicos, éticos e instrumentais.
 
Estão sendo abordadas as seguintes temáticas: Contexto Histórico do Sus; Financiamento; Controle Social; Conceitos, Atribuições e Interfaces das Áreas de Atuação em Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria; Gestão e Planejamento em Saúde; Participasus – Agenda Ceará; Ética no Processo de Trabalho; Normas de Aplicações de Recursos; Contratualização, Programas Específicos; Execução da Programação Físico-Financeira; Legislação Aplicada; Auditoria no Contexto da Política de Gestão Estratégica e Participativa-Sgep; Processos de Trabalho em Auditoria; Tipos de Auditoria, Sistemas de Informação em Saúde; Sistema de Informação em Auditoria, Sisaud/Sus.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE