Policlínicas e CEOs – Especialização aborda a Gerência da Assistência

21 de agosto de 2009 - 13:53

Foto: Andréa Veras

A Unidade 2 do Módulo IV do Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde, que versou sobre o tema Gerência da Assistência, aconteceu, de 21 a 23 de agosto, na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). A especialização faz parte da na terceira e última etapa do processo seletivo para diretores das Policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas, que acontecerá até o dia 24 de novembro de 2009.

Nesta Unidade, foram debatidos os fundamentos e ferramentas relacionados à Gerência da Assistência. A assistência aos usuários é objetivo fim dos serviços especializados em saúde. Por conta disso, esta Unidade é uma das mais relevantes do Módulo IV e do Curso.

A Gestão da Clínica é considerada uma ferramenta de microgestão das atividades clínicas na Rede de Atenção à Saúde. As evidências têm mostrado que esse tipo de gestão é mais eficiente e eficaz quando comparada à tradicional gestão de meios, como foco em recursos humanos, materiais e financeiros.

Nesta Unidade, também foram trabalhados os conceitos de Sistemas de Apoio, incluindo o dimensionamento e organização do apoio diagnóstico e terapêutico, o ciclo e as ações assistenciais da Assistência Farmacêutica, o sistema de Informação, aspectos muitos importantes na gerência da assistência em Unidades de Saúde especializados. Os Sistemas Logísticos (transporte sanitário, regulação e prontuário eletrônico) também foram abordados.

Ainda foi visto, nesta Unidade, a Gestão da Qualidade, com foco nos Sistemas de Qualidade da Assistência, incluindo a definição de qualidade da assistência, a indefinição de indicadores de qualidade da assistência e os aspectos relacionados à biossegurança.

O Módulo IV abordará, ainda, os seguintes temas: Unidade 3 – Gestão de Pessoas versa sobre processos e sistemas organizacionais, processo de gestão de pessoas, incluindo o contexto de funcionamento; a Unidade 4 – Gerência de Serviços de Apoio, de Logística e de Materiais trata de temas como: apoio diagnóstico, assistência farmacêutica e sistema de informação, agendamento eletrônico, transporte sanitário, prontuário eletrônico, sistema de regulação e Tecnologia da Informação. Por fim, a Unidade 5 – Gerência Administrativa, Orçamentária e Financeira tratará de temas como economia da saúde, custos, gestão financeira, de ambientes, entre outros.

Processo seletivo

As 95 vagas para diretores de CEOs e Policlínicas foram disputadas por mais de 600 profissionais. Eles foram submetidos a três etapas de seleção: a primeira, uma prova objetiva e discursiva e a segunda etapa, análise de currículo e avaliação comportamental.

A terceira e última etapa é o Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde, com 460 h/a, que tem momentos presenciais a cada 15 dias (sexta-feira das 16h às 22h; sábado e domingo das 8h às 17h). Além disso, serão ministradas 72 h/a à distância, com o Módulo Liderança em Saúde. “É uma forma de evitar a dispersão, manter o candidato comprometido com o curso e abordar um tema atual e importante na área de gestão”, explica a coordenadora de Pós-graduação em Gestão da Saúde, Silvia Bomfim.

Os diretores selecionados vão gerenciar 21 policlínicas e 16 CEOs que o Governo do Estado tem como meta construir até 2010. Com a construção das policlínicas e dos CEOs Regionais o Governo do Estado quer facilitar o acesso da população do Interior a exames e serviços realizados atualmente somente na Capital. Do total de 21 policlínicas, oito estão sendo construídas (Tauá, Russas, Pacajus, Baturité, Aracati, Camocim, Campos Sales, Icó) e, dos 16 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), cinco estão em construção nos municípios de Acaraú, Baturité, Juazeiro do Norte, Russas e Ubajara.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE