Profissionais de municípios com baixo IDEB participam de curso do SPE

17 de junho de 2009 - 16:01

 

                                                                                                 Foto: Andrea Veras

 

Acontece no Magna Praia Hotel (Av. Historiador Raimundo Girão, 1002 – Meireles), mais um Curso de Capacitação para Multiplicadores do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, dessa vez voltado a profissionais de saúde e educadores de 16 municípios com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Para o desenvolvimento do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) no Ceará, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) promovem uma ação intersetorial em 184 municípios do Estado. Esta ação representa um marco na integração saúde-educação privilegiando a escola como espaço para a articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens, mediante a participação dos sujeitos desse processo: estudantes, famílias, profissionais da educação e da saúde.

Neste contexto, a Escola de Saúde Pública do Ceará e a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde – COPROM/SESA, por meio do Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças – NUPREV/SESA e do GT Adolescente/SESA promovem o curso, que tem o objetivo de reforçar iniciativas que promovam a saúde sexual e reprodutiva, com ações nas escolas e nas unidades básicas de saúde.

A capacitação voltada aos profissionais tem 24 horas-aula e vai apresentá-los ferramentas necessárias para elaboração de um planejamento participativo para implementar uma política de prevenção das DSTs/Aids nas escolas municipais e estaduais do Ceará.  São facilitadores José Helder diniz Junior (professor e especialista em DSTs/Aids e Drogas) e Elani Graça Ferreira Cavalcante (enfermeira e especialista em DSTs/Aids).

Entre os temas discutidos estão: Sexualidade na Vida Humana e Violência Sexual; Identidade e Autoestima; Gravidez na Adolescência; Saúde Sexual e Reprodutiva; Drogas Psicoativas e Relações de Gênero.

Jovens

O público jovem também está participando de capacitações, com 40 horas-aula, onde são convidados a tornarem-se multiplicadores sociais. O último evento aconteceu em maio, para adolescentes da rede pública que estudam nos municípios de Fortaleza e Eusébio.

Avaliação

No último 25 de maio, aconteceu a Oficina de Avaliação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE e apoio à Gestão. O objetivo foi avaliar o projeto junto ao Grupo Gestor Estadual (GGE-CE), do qual fazem parte SEDUC, SESA, UNICEF, ESP-CE, CEFET, SMS e COSSEMS-CE, além de estabelecer uma agenda de apoio à implantação do SPE no estado para o ano de 2009.

Entre os encaminhamentos, duas reuniões com integrantes da GGE-CE nos dias 29 de junho e 13 de agosto, na sede da ESP-CE; um Encontro Interestadual do Projeto SPE, com representantes do grupo gestor dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, entre 10 e 12 de agosto e uma Mostra do SPE-CE no dia 13 de novembro, na sede da ESP-CE.

Municípios

Acarape, Araripe, Barreira, Caririaçu, Icapuí, Itaitinga, Tamboril, Cedro, Missão Velha, Mulungu, Nova Olinda, Orós, Potengi, Penaforte, Quixeré, São João do Jaguaribe, General Sampaio.

Formação

A capacitação de profissionais e adolescentes está inserida em um conjunto de mais de 50 ações que visam a investir na formação continuada de vários atores sociais que estão nas escolas, postos de saúde, organizações não-governamentais e meios de comunicação dos 184 municípios cearenses. Eles vão ganhar em atualização do conhecimento e apropriação de novas tecnologias no combate, diagnóstico e controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Em 2009, estão previstas atividades até novembro.

 
Mais informações: 85 3101.1400

 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br