Policlínicas e CEOs: Especialização para candidatos a diretor começa amanhã

21 de maio de 2009 - 16:14

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), responsável pela seleção e capacitação dos diretores de Policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas, inicia nesta sexta-feira, dia 22 de maio, o Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde, terceira e última etapa do processo seletivo, que acontecerá até o dia 24 de novembro de 2009. A aula inaugural do curso será realizada no auditório Ciro Gomes, sede da ESP-CE (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles), às 16 horas, com uma exposição dialogada sobre Redes de Atenção à Saúde.

As 95 vagas para diretores de CEOs e Policlínicas foram disputadas por mais de 600 profissionais. Eles foram submetidos a três etapas de seleção: a primeira foi uma prova objetiva e discursiva; a segunda etapa, análise de currículo e avaliação comportamental e a terceira e última etapa é o Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde.

Segundo a coordenadora de Pós-graduação em Gestão da Saúde, Silvia Bomfim, 163 candidatos foram classificados para fazer a especialização, sendo 102 para Policlínicas e 61 para CEOs. “O processo seletivo vem transcorrendo tranquilamente e o que percebemos é que, cada vez mais, os candidatos estão empenhados em chegar até o final. Agora com o início da especialização, as expectativas aumentam”, ressalta.

Com 460 horas-aula, o curso foi construído a partir de oficinas para Desenho de Currículo Baseado em Competências, que trabalharam a definição das competências a serem desenvolvidas pelos gestores, como também a identificação dos conteúdos a serem abordados, focados neste objetivo.

O facilitador das oficinas, José Batista Cisne, coordenador do Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde, afirma que “a grande vantagem é a adequação do currículo às necessidades do Estado, porque você envolve várias instituições e o resultado é bem mais rico”, ressalta.

Os diretores selecionados vão gerenciar 21 policlínicas e 16 CEOs que o Governo do Estado tem como meta construir até 2010. Desse total de unidades, 4 policlínicas e 5 CEOs Regional estão em construção.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br