Prevenção e controle de DSTs Jovens vão ser multiplicadores sociais nas escolas

6 de maio de 2009 - 11:09

De 07 a 09 de maio, no Hotel Mareiro, em Fortaleza, acontece o Curso de Capacitação para Multiplicadores do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, voltado para adolescentes pertencentes ao Grupo Gestor Jovem – GGJ, matriculados em escolas públicas de Fortaleza e Eusébio. Esse é o segundo momento do curso, que tem 40 horas-aula.

O evento é uma promoção conjunta da Coordenadoria de Pós-graduação em Vigilância da Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) e Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças e Agravos (Nuprev), da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), com apoio da Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC).

A capacitação pretende discutir temas relacionados às DSTs, visando a contribuir para a aprendizagem dos jovens, estimular a participação nas discussões e ações voltadas à saúde e sensibilizá-los a atuarem como multiplicadores sociais, disseminando conhecimentos de prevenção entre seus pares.

Também os profissionais de educação e saúde estão sendo sensibilizados a entrar nesse movimento, através de capacitações específicas do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas. Nos dias 22, 23 e 24 de abril, profissionais de 26 municípios cearenses, das microrregiões de Tauá, Brejo Santo, Camocim, Tianguá e Granja participaram de um seminário. De 18 a 20 de maio está previsto um novo seminário destinado a profissionais da Coordenadoria Regional de Saúde de Sobral.

Formação

O evento está inserido em um conjunto de mais de 50 ações que visam a investir na formação continuada de vários atores sociais que estão nas escolas, postos de saúde, organizações não-governamentais e meios de comunicação dos 184 municípios cearenses. Eles vão ganhar em atualização do conhecimento e apropriação de novas tecnologias no combate, diagnóstico e controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Em 2009, estão previstas atividades até novembro, entre as quais: oficinas para Conselheiros Estaduais e Municipais de Saúde sobre Política de Incentivo contra as DSTs/Aids; Cursos Básicos de Vigilância Epidemiológica;  capacitações para Manejo da Gestante HIV e Criança Exposta, cujo público-alvo são médicos, enfermeiros e bioquímicos; capacitações Saúde e Prevenção na Escola para profissionais de saúde, educação e adolescentes, totalizando 550 participantes; Oficina para Mobilizadores Sociais das CRES, destinada a profissionais das CRES, NUVET e ASCOM; capacitações de DST/Aids e co-infecção Tuberculose/HIV, que têm como público-alvo os agentes penitenciários do Estado, médicos e enfermeiros; Curso de Melhoria da Qualidade de Dados Sinan/NET; Capacitação de Prevenção Positiva em HIV/Aids, com 16 horas-aula e destinada a profissionais de saúde, gestores e pessoas vivendo com HIV/Aids; Seminário em DST/Aids para Equipes de Saúde Bucal; Seminário para Radialistas e Fórum Alusivo ao Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br