ESP-CE exibe trabalhos no Congresso da Rede Unida

6 de maio de 2009 - 11:08

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) está participando do VIII Congresso Nacional da Rede Unida, cujo tema central é “SUS: 20 anos de Educação, Trabalho e Cidadania”. O evento começa hoje e prossegue até o dia 9 de maio, em Salvador, na Bahia.

A ESP-CE está sendo representada pela técnica Carmem Cemires Costa, da Coordenadoria de Pós-Graduação em Atenção à Saúde. Ela apresentará dois trabalhos elaborados no âmbito da Cooperação Brasil-Quebec para a Gestão e Formação por Competências nas Escolas de Formação em Saúde do Estado do Ceará, da qual a Escola de Saúde Pública do Ceará é parceira.

Com diferentes formatos de participação – oficinas de trabalho e de formação, rodas de conversa, audiências, tribunas livres, apresentação de trabalhos em sessões coordenadas, plenárias, atividades físicas – o VIII Congresso visa  a maximizar as interações e as oportunidades de aprendizagem para a produção coletiva de conhecimentos, de análises e de propostas.

A ESP-CE exibe os trabalhos intitulados “Desenho de Currículo por Competência: a experiência da Formação Técnica em Radiologia” e “Técnico em Atendimento Pré-hospitalar: uma estratégia de fortalecimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”. Os trabalhos foram selecionados para apresentação no evento, sob a forma de pôster comentado, no eixo temático “Formação e Qualificação de Profissionais para o SUS – Técnicos e Agentes Comunitários de Saúde”.

Iniciativa pioneira

Segundo Carmem Costa, o intuito da ESP-CE ao participar da Cooperação Brasil-Quebec é difundir tanto o processo de elaboração dos Programas de Formação segundo a Abordagem por Competência, como também os resultados práticos desse processo, no caso um Programa de Formação para uma profissão já regulamentada, como Técnico em Radiologia.

Ela explica que essa área tem uma grande carência de profissionais especializados e pouca oferta de formação nas escolas públicas do país. Por meio da Cooperação, a ESP-CE em breve estará habilitada a ofertar esse curso aos profissionais do Ceará.

Outra proposta pioneira é a formação técnica específica para o atendimento pré-hospitalar, ainda não existente no Brasil, considerando os índices cada vez crescentes de mortes e seqüelas em decorrência de acidentes, traumas e violência, gerando a necessidade de profissionais qualificados a atuarem nesse tipo de situação.


Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br