Caravana Nacional do SUS mobiliza 4 mil pessoas
25 de março de 2009 - 18:49

O evento, que discute os avanços e desafios do maior sistema de saúde do mundo e o SUS como patrimônio da humanidade, começou às 9 horas com representantes do SUS em todas as esferas.
O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Alci Pinheiro, afirmou que vai levar a Caravana para as macrorregionais do Cariri e de Sobral, com objetivo de envolver mais ainda os gestores, profissionais de saúde e a população do interior cearense nessa campanha pelo fortalecimento do SUS. “Vamos ampliar a capacidade resolutiva do SUS e assim fortalecer a saúde pública”, destacou.
O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, afirmou que “somos os melhores e temos autoridade para dizer onde ainda há falhas e o que falta. Nós temos legitimidade para dizer que sofremos contundentes derrotas. Talvez o SUS seja o principal elemento que contribui para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira ao longo desses vinte anos”.
O superintendente da ESP-CE, Haroldo Pontes, reafirmou que essa é uma excelente oportunidade para aprofundar e conhecer melhor o SUS, “que tem uma proposta ousada desde sua origem e por isso mesmo um conjunto de desafios”. Pontes destacou que a contribuição da ESP-CE para o fortalecimento do Sistema “é igualmente ousada pois, somente este ano, vamos ofertar mais de 18 mil vagas em cursos de especialização e profissionalizantes. Afinal, a educação está estreitamente ligada à qualidade do serviço oferecido à população”.
O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves, lembrou que “há uma revolução que precisa ser feita entre nós que trabalhamos na saúde, que é reconquistar o encantamento de todos, pois os avanços do SUS são muito maiores do que os gargalos e devemos ressaltá-los”.
Ato público
O terceiro momento da Caravana começa às 17 horas, em frente à ESP-CE. É um ato público, com apresentações culturais e artísticas e a participação de autoridades da área da saúde, como o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, o secretário-executivo da SESA, Arruda Bastos, o superintendente da ESP-CE, Haroldo Pontes, os representantes das Comissões de Saúde da Assembléia Legislativa, Roberto Cláudio, e da Câmara Municipal de Fortaleza, Machadinho Neto, o secretário de Saúde de Fortaleza, Alexandre Mont’Alverne, além de representantes do Conselho de Secretários e Secretárias Municipais de Saúde (Cossems), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde/Conasems e Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).
Sobre a Caravana
A Caravana em Defesa do SUS foi lançada dia 12 de março, na Câmara dos Deputados, em Brasília, com a presença do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, diversos parlamentares, representantes dos gestores, trabalhadores e movimentos populares.
A Caravana tem como tema central a defesa do SUS como Patrimônio Social e Cultural da Humanidade, bem como a Gestão do Trabalho, Modelo de Atenção, Financiamento, Controle Social, Intersetorialidade, Complexo Produtivo da Saúde e Humanização no SUS.
A intenção é promover debates em torno da conjuntura atual na saúde, respeitando realidades específicas e necessidades de cada Estado.
No Maranhão, o lançamento aconteceu dia 19 de março. O próximo estado a ser visitado será Minas Gerais, município de Betim, em 17 de abril.
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE – ascom@esp.ce.gov.br